São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Beleza a qualquer preço

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

É CADA VEZ mais comum as mulheres não medirem esforços para ficarem bonitas. Mas, na busca dessa tal beleza, elas têm colocado em risco a saúde e muitas vezes a vida.
Neste mês, dois casos chamaram a atenção do país. Maria Ení da Silva, 33, de Porangatu (GO), morreu após fazer uma escova progressiva. No Rio, Andréa Santos Lindner, 34, está em estado gravíssimo, com 90% do corpo queimado, depois de se submeter a sessões de bronzeamento artificial.
No ano passado, também freqüentaram o noticiário jovens que morreram por anorexia e outras, após lipoaspiração.
O que leva essas mulheres a colocar a vida em risco em troca de um corpo magro, bronzeado ou de cabelos lisos e sem volume? Um misto de desconhecimento dos perigos envolvidos em procedimentos estéticos aparentemente inofensivos e de uma insatisfação pessoal, dizem os especialistas.
Somam-se a isso falhas de vigilância sanitária. Sobrecarregados de atividades e com poucos técnicos, esses órgãos que deveriam fiscalizar preventivamente salões de cabeleireiros e clínicas de estética, por exemplo, costumam atuar apenas após a tragédia.
E os danos não são apenas físicos. O excesso de cirurgias plásticas, procedimentos estéticos e dietas tem escravizado mulheres, ainda na adolescência, e o resultado tem sido pessoas frustradas com o próprio corpo e reféns de padrões de beleza inexistentes. E o pior: cegas para os riscos envolvidos em todas essas situações.
Na obra "A Ditadura da Beleza -e a revolução das mulheres" (editora Sextante), o psiquiatra Augusto Cury diz que as pessoas consomem cada vez mais produtos e procedimentos estéticos em busca de fagulhas artificiais de prazer.
Ele avalia que qualquer imposição de um padrão de beleza esteriotipado para alcançar a auto-estima diante da auto-imagem produz um desastre inconsciente, um grave adoecimento emocional.
Se no cômputo geral a conclusão é a de que há excessos nessa busca pela beleza a qualquer preço, não está na hora de a sociedade se mobilizar para freá-los?


Texto Anterior: Sob suspeita: TJ nega habeas corpus à filha de Claudete
Próximo Texto: São José do Rio Preto: Secretaria impede retirada de homeopáticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.