São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-teto invadem prédio do TJ e processos vão parar no lixo

TOMÁS CHIAVERINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Seis pessoas foram presas e documentos públicos importantes e sigilosos acabaram no lixo depois que cerca de 80 integrantes do MSTRC (Movimento Sem-Teto da Região Central) invadiram, no início da madrugada, prédio onde funcionou a Procuradoria Geral do Estado e que atualmente é de propriedade do Tribunal de Justiça.
O prédio de 12 andares na rua Tabatinguera (centro) estava desocupado havia pelo menos seis meses. O TJ pretende demoli-lo para reconstruir um novo edifício.
A Polícia Militar retirou os manifestantes do local por volta das 10h. Os detidos foram levadas ao 1º Distrito Policial, na Sé, onde foi registrado boletim de ocorrência para apurar crimes de invasão de imóvel alheio e sonegação de papel ou objeto de valor probatório.
Segundo a Procuradoria Geral, além de móveis, os sem-teto arremessaram pelas janelas do prédio documentos e processos relativos à atendimentos de encaminhamentos de assistência judiciária gratuita e documentos sigilosos relacionados a investigação de paternidade. Às 16h, a Folha encontrou processos em sacos de lixo recolhidos por garis.
"Havia muito arquivo morto, mas esses documentos não seriam jogados fora. Eles estavam sendo preservados e recolhidos por outros órgãos, como a própria Procuradoria e a Defensoria Pública. Eles podem vir a ser usados ou pesquisados um dia", afirmou Marcelo de Aquino, procurador-geral do Estado adjunto.
A Procuradoria é uma instituição permanente, vinculada diretamente ao governador, responsável pela advocacia do Estado. "Ainda não calculamos o total do prejuízo", disse Aquino.
"Aí não tem vagabundo nem bandido, só tem trabalhador", afirmou a manifestante Margarida Correia Tesche, 73. Segundo ela, os documentos foram jogados pelos sem-teto como forma de defesa durante a entrada da polícia no local.
Em Osasco, a PM entrou em confronto com cerca de 600 sem-teto durante tentativa de invasão de um terreno. Sete pessoas foram detidas e quatro ficaram feridas.


Texto Anterior: Aeroportos: Passageiros enfrentam novos atrasos
Próximo Texto: Religião: Evento provoca trânsito no Pacaembu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.