São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusado de furtar galinha vai para cela lotada

Flagrado ao furtar 5 aves, rapaz foi preso e levado para cadeia de Rincão, cujas condições já foram alvo de denúncia da OAB

Valmes Pereira da Silva passou a dividir a cela com outros 25 detentos em um espaço projetado para abrigar apenas 12 presos

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Um rapaz de 25 anos foi preso e levado à precária e superlotada cadeia de Rincão (310 km a noroeste de São Paulo) por ter sido flagrado quando tentava furtar cinco galinhas em uma granja na cidade de Ibitinga.
Para a mesma cadeia -cujas péssimas condições foram denunciadas, em março, ao governo do Estado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)-, já haviam sido levados, nos últimos dias, um homem acusado de furtar dois potes de sopa e outro que teria tentado furtar frascos de desodorante.
Acusado de furtar galinhas, o ajudante de motorista de caminhão Valmes Pereira da Silva passou a dividir a cadeia com outros 25 detentos em um espaço projetado para abrigar menos da metade -12. Aos finais de semana, a situação da cadeia se agrava, chegando a abrigar até 65 presos, já que o local serve de triagem para detidos em 20 cidades da região.
A cadeia de Rincão tem três celas, com quatro camas em cada uma. Para acomodar o excedente de presos, são colocadas redes e colchonetes trazidas por parentes. Há precariedade também nas instalações elétricas. Como não há espaço para todos, os detidos se revezam no banho de sol, em um pátio de aproximadamente 12 m2.
A tentativa de furto das galinhas ocorreu na granja Santa Izaura. Por volta das 20h, o vigia Kellmer Balhe Pascoal relatou ter ouvido um barulho e notou que a tela de proteção da granja estava cortada. "O guarda viu ele saindo com um saco plástico nas mãos. Foi atrás e encontrou no saco cinco frangos", disse o arrendatário da granja, Maurício Cinegaglia, 41.
Segundo o granjeiro, flagrado, o acusado teria dito ao vigia que só pegou as aves para acabar de criar. Cinegaglia afirmou que a granja já foi vítima de outros furtos - no local, são criados 24 mil frangos.
Segundo a Polícia Militar, que fez a prisão, o acusado não tinha passagens pela polícia. A Secretaria de Estado da Segurança Pública não comentou a prisão. A Folha não conseguiu falar com a família de Silva.

Outros casos
No dia 22, Juliano Ribeiro Sant'Anna, 19, foi levado à cadeia de Rincão ao tentar furtar desodorantes. Antes, a cadeia já havia recebido Marcelo Donizete Vicente, preso sob a acusação de furtar dois potes de sopa.
"Um sujeito que furtou um frango ou um desodorante não precisa ser preso. São coisas simples que poderiam ser convertidas em penas leves. A cadeia deveria abrigar pessoas que são um risco à sociedade, em vez de expor os presos a situações degradantes", disse Roberto José Nassutti Fiore, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em Araraquara.


Texto Anterior: Simulação foi ridícula, afirma avô da menina
Próximo Texto: Terrorismo: Mãe de preso nos EUA pede ajuda ao governo brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.