São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCA ÁGUA

Seca faz volume das Cataratas do Iguaçu cair pela metade

DA AGÊNCIA FOLHA

A estiagem que afeta o Paraná reduziu pela metade a vazão das Cataratas do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos do país. Segundo a chefia do parque nacional, o normal é que, em média, 1,2 milhão de litros por segundo passem pelas quedas. A falta de chuvas, porém, fez o volume cair para 600 mil litros.
O chefe do parque, Jorge Pegoraro, afirma que a redução da vazão -que ocorre desde janeiro- é incomum nesta época do ano. Segundo Pegoraro, o volume de água costuma diminuir nos meses de junho e agosto. "Não choveu o que deveria chover no verão e as águas de março não vieram", afirma ele.
A preocupação da direção do parque é que a estiagem se prolongue e prejudique ainda mais a vazão na metade do ano, o que pode desestimular as visitas nas férias de julho.
O principal fluxo turístico nas Cataratas do Iguaçu acontece nos meses de janeiro e julho. De acordo com Pegoraro, os dois meses correspondem a quase um terço do total das cerca de 1 milhão de visitações anuais. Até agora, segundo ele, não houve impacto no fluxo de visitantes.


Texto Anterior: Clima: Chuvas deixam 700 famílias desabrigadas no Piauí
Próximo Texto: Financiamento: Fies pode reduzir juros para cursos tradicionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.