São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moema perde 3.800 vagas grátis nas ruas

Prefeitura altera regras para estacionar e cria 1.072 vagas de zona azul, que são cobradas; mudança começa na 2ª feira

Intervenção é a quarta e a maior do tipo implantada pela gestão Kassab em vias de regiões nobres da cidade; líder de moradores critica

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir da próxima segunda-feira, vai ficar praticamente impossível estacionar de graça nas ruas de Moema, bairro da zona sul de São Paulo. A prefeitura vai extinguir 3.850 vagas de estacionamento e criar 1.072 vagas de zona azul (estacionamento pago nas ruas).
É a quarta região nobre da cidade que sofre intervenção do tipo por parte da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) -antes, medida semelhante foi adotada no Itaim Bibi, na Vila Olímpia e nos Jardins.
Em Moema, haverá a maior restrição a estacionamento já feita até agora -irá afetar 44 ruas. No Itaim Bibi, foram extintas 208 vagas de estacionamento, e nos Jardins, outras 1.902. Na Vila Olímpia, foram criadas 381 vagas de zona azul.
Segundo a gestão municipal, o objetivo das intervenções é desafogar o trânsito nos corredores das avenidas Ibirapuera, República do Líbano/ Indianópolis e Bandeirantes. Para isso, a prefeitura conta com o aumento da capacidade de tráfego nas alamedas dos Maracatins, Nhambiquaras e Arapanés e nas avenidas Juriti, Moema, dos Imarés e dos Eucaliptos.
A presidente da Amam (Associação dos Moradores e Amigos de Moema), Lygia Horta, não concorda com as mudanças. "Acabaram com o bairro."
Ela questiona como os moradores vão fazer, por exemplo, para receber visitas em casa ou parar no comércio do bairro.
"Fica aqui o nosso protesto veemente. É uma invasão que a prefeitura está fazendo aqui em Moema. É um absurdo", disse a presidente da associação.
Horta diz que Moema "não está ruim na visão de nenhum morador". "Não havia necessidade nenhuma, pois não existe esse movimento todo no bairro. Em alguma coisa eles [da prefeitura] lucram com isso."
Além das 1.072 vagas de zona azul "normais", serão criadas 32 vagas de zona azul para deficientes, 67 para idosos e 9 para carga e descarga de caminhões.
Também haverá bolsões para o estacionamento de 498 motos. No total, estão sendo instaladas 1.353 placas de sinalização. Haverá o remanejamento de todos os pontos de táxi nas vias onde haverá alteração.
Durante o período de implantação, serão colocadas faixas de orientação, e a CET vai aumentar o número de marronzinhos na região.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.