São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo lança campanha de saúde para travestis

Cartazes e folders tratarão de respeito e sexo seguro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Para turbinar seu corpo, opte pelas próteses de silicone de clínicas autorizadas. Elas são a forma mais segura de te deixar linda. A injeção de silicone industrial líquido é perigosa."
A recomendação está em um cartaz que faz parte da campanha de promoção da saúde e dos direitos humanos de travestis lançada ontem pelo governo federal.
Organizada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Direitos Humanos, a ação terá dois slogans: "Sou travesti. Tenho direito de ser quem sou" e "Veja além do preconceito".
Produzidos por travestis, os folders e cartazes tratam principalmente de respeito e sexo seguro. "Pode achar diferente, pode até discriminar, mas não esqueça também de sempre me respeitar", diz um deles. "Oi, mona, tem camisinha na bolsa?", diz outro.
No site do Departamento de DST e Aids www.aids.gov.br/travestis, será possível baixar toques de celular com o tema.
No lançamento da campanha, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirmou que um dos públicos que precisam ser sensibilizados é o dos funcionários de serviços da saúde. "Temos que fazer um trabalho de conscientização com esses profissionais para que eles percebam que essas pessoas [travestis] têm problemas específicos e necessitam de um acolhimento especial."
Para as escolas, a campanha recomenda que os alunos travestis sejam chamados pelo nome social e que possam utilizar o banheiro feminino.

Mudança de sexo
Em 2009, em outro gesto de aproximação com a população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais), Temporão e o presidente Lula anunciaram que a realização de cirurgias de troca de sexo passariam a ser pagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, é preciso ter pelo menos 21 anos para fazer o procedimento.


Texto Anterior: Após vitória, casal quer adotar mais duas crianças
Próximo Texto: PMs são acusados de bater e forjar flagrante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.