São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solução olímpica, Transcarioca deve começar saturada

DA SUCURSAL DO RIO

Principal intervenção no setor de transportes para a olimpíada do Rio de Janeiro, o Transcarioca -corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à zona norte- pode começar sua operação saturado.
De acordo com a proposta olímpica do Rio, o corredor pode transportar "confortavelmente" 22 mil passageiros por hora. O mesmo documento indica que o uso médio dos corredores superará esse valor.
Foram garantidos ao COI (Comitê Olímpico Internacional) três corredores expressos para ônibus na cidade -um quarto já está sendo planejado.
A ligação Barra-Penha, que deve ser estendida até o aeroporto internacional, é a que tem a maior demanda.
O secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, reconhece que a demanda será atendida "no limite" neste trajeto. Mas afirma que a redução de 96 para 41 minutos de viagem será o principal legado.
"Hoje essas pessoas se deslocam no mesmo percurso, mas sem corredor exclusivo. Eles lotam ônibus num congestionamento. É um sistema saturadíssimo hoje. Melhoramos o que tem hoje porque damos velocidade", afirma Sansão.
O sistema é inspirado em Curitiba, onde já apresenta sinais de saturação. Mas há experiências em que a capacidade do corredor foi ampliada, como em Bogotá, na Colômbia.


Texto Anterior: Negócios públicos: Jogos expõem disputa empresarial no setor
Próximo Texto: Projeto é o "factível", diz ex-secretário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.