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Solução olímpica, Transcarioca deve começar saturada
DA SUCURSAL DO RIO
Principal intervenção no setor de transportes para a olimpíada do Rio de Janeiro, o
Transcarioca -corredor expresso de ônibus que ligará a
Barra à zona norte- pode começar sua operação saturado.
De acordo com a proposta
olímpica do Rio, o corredor pode transportar "confortavelmente" 22 mil passageiros por
hora. O mesmo documento indica que o uso médio dos corredores superará esse valor.
Foram garantidos ao COI
(Comitê Olímpico Internacional) três corredores expressos
para ônibus na cidade -um
quarto já está sendo planejado.
A ligação Barra-Penha, que
deve ser estendida até o aeroporto internacional, é a que
tem a maior demanda.
O secretário municipal de
Transporte, Alexandre Sansão,
reconhece que a demanda será
atendida "no limite" neste trajeto. Mas afirma que a redução
de 96 para 41 minutos de viagem será o principal legado.
"Hoje essas pessoas se deslocam no mesmo percurso, mas
sem corredor exclusivo. Eles
lotam ônibus num congestionamento. É um sistema saturadíssimo hoje. Melhoramos o
que tem hoje porque damos velocidade", afirma Sansão.
O sistema é inspirado em Curitiba, onde já apresenta sinais
de saturação. Mas há experiências em que a capacidade do
corredor foi ampliada, como
em Bogotá, na Colômbia.
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