São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CET fará operação por respeito a pedestre

Ainda não há data, mas prefeitura promete começar, enfim, a multar motorista que não der a preferência

Código de Trânsito estabelece desde 1997 que, onde houver faixa e não houver sinal, o pedestre tem prioridade


Carlos Cecconello - 19.abr.2011/Folhapress
Táxi atrapalha a travessia de pedestres na praça da Sé, na região central de São Paulo

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai, enfim, começar a cumprir a lei e multar motoristas que não derem prioridade aos pedestres.
A meta da CET é reduzir em 50% o número mortes em atropelamentos na cidade -no ano passado foram 630.
Entre 2005 e 2010, 4.189 pessoas morreram atropeladas nas ruas do município, segundo estatísticas da CET.
O Código Brasileiro de Trânsito, instituído em 1997, estabelece que, onde houver faixa, a prioridade é do pedestre e não do carro -exceto quando houver semáforo.
Mas a regra é aplicada em poucos lugares do país, como Brasília. Em São Paulo, não existe fiscalização.
Mas isso vai mudar, promete a CET. A operação começa em 11 de maio na região central da cidade. Ainda não haverá multa, mas os motoristas serão orientados a cumprir a regra.

FISCALIZAÇÃO
O centro foi escolhido por concentrar o maior índice de atropelamentos da cidade. Mas a operação será estendida, depois, para dez outras áreas ainda durante a fase de testes. Não há data definida para as multas começarem a valer efetivamente.
No centro, entre os locais escolhidos para concentrar a operação, estão as esquinas das avenidas Ipiranga e São Luiz e do viaduto Jacareí com a rua Santo Antonio.
A CET promete melhorar a sinalização com a repintura das faixas de pedestres, instalação de iluminação nos locais de travessia e colocação de placas e faixas.

INFRAÇÕES
Não dar preferência para o pedestre que já esteja sobre a faixa de segurança é considerado infração gravíssima pelo CBT, sujeita a multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação.
Também é infração gravíssima não esperar o pedestre concluir a travessia mesmo após a abertura do semáforo para o carro.
Se a pessoa estiver atravessando a rua transversal em relação ao veículo, a prioridade também é do pedestre. Neste caso, a infração é considerada grave -multa de R$ 127,69 e inclusão cinco pontos na carteira.


Texto Anterior: Gasto com Polícia Militar ajuda a Civil, diz secretaria
Próximo Texto: Perguntas e respostas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.