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Tamoios vai ter dois pedágios na descida
Cobrança deve começar em 2010; cabines ficarão após o entroncamento com a Carvalho Pinto e no acesso a Salesópolis
Valor da tarifa não está definido; projeto prevê criação de pistas duplas antes da serra e de duas pontes para reduzir lentidão
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo de São Paulo deu
início ao licenciamento ambiental da reforma do trecho de
planalto da rodovia dos Tamoios (SP-99), que liga o Vale
do Paraíba ao litoral norte, e
definiu a implantação de duas
praças de cobrança de pedágio,
previstas para operar em 2010.
As cabines serão construídas
no km 13, logo depois do entroncamento com a rodovia
Carvalho Pinto (SP-70), e no
km 57, após o acesso a Salesópolis, com cobrança de pedágio
somente no sentido litoral.
A opção pelo pedágio unidirecional, segundo a assessoria
do secretário dos Transportes,
Mauro Arce, ocorreu para não
prejudicar ainda mais a subida
da serra, congestionada em feriados prolongados.
A Tamoios, principal ligação
para o litoral norte, deve ser incluída no próximo bloco de privatização de rodovias que está
em discussão no governo.
Também estão na lista de novas concessões as rodovias Floriano Rodrigues Pinheiro (entre a via Dutra e Campos do
Jordão), a Mogi-Bertioga e ao
menos parte da Rio-Santos.
O processo da Tamoios está
mais adiantado. No último dia
15, a Secretaria dos Transportes protocolou na Secretaria do
Meio Ambiente o RAP (Relatório Ambiental Prévio) para licenciar as obras da estrada, estimadas em R$ 280 milhões.
Só após a licitação é que os
valores do pedágio serão conhecidos.
O RAP prevê a criação de pistas duplas em 53 km do trecho
de planalto, entre a Carvalho
Pinto e o km 64,4, em Caraguatatuba, mas antes da serra.
A estrada passará a ter duas
pistas de 3,5 m de largura de cada lado, divididas por um canteiro central com barreira de
concreto. Hoje, em praticamente todo trecho de planalto
da Tamoios os acostamentos
foram transformados em "pistas auxiliares", com 2,5 m.
Está no projeto a construção
de pontes nos kms 18 (rio Capivari) e 28 (sobre o rio Paraíba
do Sul), para reduzir os gargalos de lentidão na estrada.
Para reduzir o tráfego de pedestres, também serão construídas passarelas no km 12. O
pacote prevê ainda a ampliação
da capacidade de oito pontes e
quatro viadutos e túneis.
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