|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pedágio sobe 171% pós-privatização
DA REPORTAGEM LOCAL
A concessão das estradas paulistas à iniciativa privada elevou em 171% o custo total das tarifas de pedágio cobradas nessas rodovias para veículos de passeio. O cálculo foi feito pela Folha a partir dos dados fornecidos ao jornal
pelas próprias concessionárias.
O reajuste mais recente está publicado hoje no "Diário Oficial"
do Estado e entrará em vigor na segunda-feira, dia 1º de julho, como está previsto nos contratos. Com o reajuste, a menor tarifa será de R$ 0,60 e a maior de R$ 6,60.
Os números absolutos desse aumento acumulado são os seguintes: somadas as tarifas de pedágio cobradas antes da privatização nas rodovias que integram os 12 lotes já concedidos chega-se a um custo total de R$ 148,42 -valor já
atualizado pelo IGP-M da FGV. Na segunda, a soma das tarifas cobradas nessas mesmas rodovias será de R$ 401,8 -171% a mais.
O programa de concessões das
rodovias paulistas começou em
março de 1998. De lá para cá, pelo
mesmo IGP-M (Índice Geral de
Preços do Mercado) da FGV
(Fundação Getúlio Vargas) -índice usado nos contratos para
reajuste dos pedágios-, a inflação acumulada foi de 51,79%.
A diferença entre os índices evidencia, portanto, que o aumento
do custo do pedágio na totalidade
da malha privatizada não se explica apenas pelo ajuste das tarifas,
mas, sobretudo, pela multiplicação dos pontos de cobrança.
Antes do início das privatizações, as rodovias hoje administradas pelas concessionárias tinham
28 praças de pedágio. Hoje, são 78
-mais duas ainda serão abertas.
A alta acumulada de 171% se refere à malha viária total -não
significa que todos os usuários
pagam hoje, em qualquer uma de
suas viagens, exatamente esse
montante a mais do que pagavam
antes das concessões.
O custo da viagem antes e depois da privatização varia conforme o trajeto. Um motorista que costuma fazer o percurso de ida e volta São Paulo-Barretos, por
exemplo, pagaria, antes da privatização, R$ 19,12 em valores atualizados. Hoje, paga R$ 43,2 -um aumento de 126%.
(SÍLVIA CORRÊA)
Texto Anterior: Concessionárias vêem quebra de contrato Próximo Texto: Tarifas da Dersa ficarão iguais Índice
|