São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Município apresentou focos em 38% das 3.400 casas

Água com amoníaco atrai mosquito transmissor da dengue para Potim

CAROLINA FARIAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Análises preliminares feitas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) identificaram que a presença de nitrogênio amoniacal na composição da água de Potim (170 km de São Paulo) atrai a fêmea do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Durante o verão, a cidade foi infestada pelo mosquito, com aparecimento de focos em 38% das cerca de 3.400 casas.
O município era o único do Vale do Paraíba com infestação de Aedes aegypti, o que levou a Sucen a investigar as causas. Com isso, a água de Potim começou a ser analisada em dezembro passado.
O estudo identificou que a água, que fica armazenada em quatro poços artesianos antes de ser distribuída, contém alto teor de nitrogênio amoniacal.
Segundo o engenheiro do subgrupo da Vigilância Sanitária Estadual Célio Melilo, para ter certeza do resultado da primeira constatação, os testes estão sendo refeitos pela Cetesb.
"No primeiro momento, foi observado que mosquito era atraído pela amostra de água em que foi acrescentado o amoníaco", disse o engenheiro.
De acordo com Melilo, a Prefeitura de Potim está fazendo um estudo nos poços para detectar o motivo do alto teor do componente químico. Ele acredita que uma das hipóteses para a geração do alto nível de nitrogênio amoniacal é a presença de bactérias.
Até abril deste ano, Potim registrou oito casos de dengue -um importado e sete autóctones.



Texto Anterior: Ambiente: 20 crianças contaminadas serão internadas
Próximo Texto: Panorâmica - Protesto: Estudantes invadem palestra de Paulo Renato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.