São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

Morre no MA outro paciente com sintoma de síndrome desconhecida

Se confirmada a causa da morte, será a 11ª vítima neste ano no sul do Estado

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Morreu na madrugada de ontem, no Hospital Municipal de Imperatriz (MA), mais uma pessoa internada com sintomas da síndrome neurológica cuja causa não foi identificada.
Caso a necropsia confirme a causa da morte, será a 11ª vítima da doença desde janeiro no sudoeste do Estado -um morador de Sítio Novo (TO), na divisa com o Maranhão, também apresentou os sintomas.
O secretário de Saúde de Imperatriz, Nailton Jorge Lyra, disse que 35 pessoas com sintomas já passaram pelo hospital do município. Pelo menos dez moram na zona rural e tiveram contato com agrotóxicos.
A síndrome começa com dormência e inchaço das pernas, evolui para paralisia, dificuldade de respirar e, por fim, insuficiência cardíaca, com aumento do tamanho do coração.
Segundo Lyra, os pacientes que receberam reposição de vitamina B1 tiveram regressão do quadro sintomático. Uma das possíveis causas da síndrome, investigada por técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, é a carência de vitaminas. As outras são envenenamento por agrotóxicos ou doença infecciosa.
"[A investigação] Caminha para esta linha [de envenenamento por agrotóxico]. Na sexta-feira tivemos a informação da ocorrência de casos de deficiência de vitaminas em Belém [PA], uma doença chamada beribéri. Estamos também trabalhando nesta hipótese", disse a secretária de Saúde do Estado, Helena Duailibe.


Texto Anterior: Temperatura cai e dia mais frio do ano é registrado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.