São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construída pelo Banco do Brasil nos anos 1960, quadra preservada é objeto de desejo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Construídos pelo Banco do Brasil nos dois primeiros anos de Brasília para dar abrigo aos funcionários transferidos de outras cidades, os prédios da quadra 308 Sul estão entre os mais conservados da cidade.
Há quem diga que estão entre os mais desejados, pois mantêm preservadas as esquadrias de metal, as placas coloridas e os cobogós (elementos vazados que permitem a entrada de luz natural pelas paredes).
Permeando os edifícios, outro charme: projeto de paisagismo de Burle Marx.
Apesar da manutenção das fachadas dos prédios, diversas alterações foram feitas durante os anos, como mudança de piso e revestimento dos pilotis (colunas que sustentam os prédios e formam os vãos livres) e modificações nos jardins.
"Isso prova que em uma cidade, por mais pensada que tenha sido, não acaba sendo feito o que seu autor pensou, há forças sociais que mudam", afirmou Alfredo Gastal, superintendente regional do Iphan.

Revitalização
Recentemente, a quadra se organizou e contratou escritório de arquitetura para fazer uma revitalização -jardins, calçadas e parques. O projeto está avaliado em R$ 300 mil, e os moradores estão partindo para busca de patrocínio.
Paralelamente, os prédios estão sendo renovados, com a preocupação de manter o padrão -objetivo que nem sempre é alcançado.
"O Banco do Brasil mandou fabricar as pastilhas na época da construção. Quando elas começam a cair, tem que repor, mas não tem material igual", afirmou Christine Leandro, da prefeitura da quadra e moradora desde criança.

História
A falta de conhecimento sobre a história da quadra é outro fator que desafia. "As pessoas têm boa intenção, mas não têm informação", disse Daniel Mangabeira, arquiteto envolvido na revitalização.
Quem se envolve com a preservação diz que busca segurança e conforto. "A gente quer um espaço agradável, ver nossos filhos brincando, como a gente brincava no passado", disse Christine.
Manter a proposta da quadra também é uma maneira de valorizar os imóveis. Há quem peça até R$ 1,3 milhão por um apartamento de quatro quartos na 308 Sul.


Texto Anterior: Projeto criou cidade sem esquinas
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.