São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

Plantão Médico

Governo dá tolerância zero ao álcool

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Até recentemente, o Código Brasileiro de Trânsito isentava de penalidade a dosagem de álcool no sangue de motoristas até o limite máximo de 0,6 g/l. Atualmente, foi implantada a tolerância zero ao consumo de álcool pelos condutores de veículos. Estudos internacionais indicam que a possibilidade de uma pessoa alcoolizada sofrer ou provocar um acidente fatal é sete vezes maior do que outro indivíduo que não tenha consumido bebida alcoólica.
O médico Manoel Eugenio dos Santos Modelli, do Instituto de Medicina Legal de Brasília, e colaboradores da Universidade de Brasília (drs. Riccardo Pratesi e Pedro Luiz Tauil), relatam na "Revista de Saúde Pública" pesquisa que discorre sobre a correlação álcool/vítimas fatais no trânsito de Brasília e redondezas.
No ano de 2005, das 442 mortes computadas, 163 resultaram de atropelamentos, dos quais 26 mortos apresentavam alcoolemia elevada, entre 1,1g/l e 4,4g/l. Nas capotagens dos veículos, também 26 vítimas fatais tinham níveis elevados de álcool no sangue, entre 0,7g/l e 3g/l, sendo que 84,6% desses mortos estavam dirigindo os veículos. Ainda nas 195 mortes por batida, 50 pessoas estavam com nível etílico entre 0,7g/l e 3,9g/l.
A maioria das vítimas no Distrito Federal era de adultos jovens do sexo masculino, com idade entre 18 e 35 anos.

julio@uol.com.br

LIVRO MOSTRA GANHOS DO LEITE MATERNO
Tendo como coordenador-geral o médico Hugo Issler, além de oito pediatras e 116 colaboradores, a Sarvier Editora de Livros Médicos lançou o livro "O Aleitamento Materno no Contexto Atual". São abordados temas como o aleitamento materno no contexto sócio-econômico-cultural, a produção do leite humano, benefícios e características do aleitamento, desmame precoce e contra-indicações ao aleitamento.


Texto Anterior: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.