São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Para secretária, docente perde autonomia

DO RIO

A presidente da Undime (entidade que representa os secretários municipais de Educação) em São Paulo e secretária de Educação em Santos, Suely Alves Maia, afirma que as apostilas tiram autonomia do professor. Em compensação, há ganhos no fato de elas organizarem melhor as aulas.

 

Folha - Qual a posição da Undime sobre os sistemas?
Suely Maia -
Não há uma posição formal porque é preciso respeitar a autonomia de cada gestor. Mas já fizemos muitas discussões internas, avaliando os prós e contras dessa opção.

Qual seriam eles?
Pessoalmente, me preocupo com a perda de autonomia do educador. O professor sabe do que sua classe precisa. Além disso, dificilmente um material comprado de um grupo empresarial que atua no Brasil todo ou no Estado de São Paulo vai considerar cada realidade local.

E os benefícios?
Municípios que não têm condições de manter equipes próprias e preparadas para organizar o currículo podem ter ganhos quando adquirem um material que faz isso e ainda auxilia na formação e orientação dos professores.


Texto Anterior: Apostila melhora nota de aluno em SP
Próximo Texto: "Universidade federal não olha o mercado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.