São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LENDA URBANA

E-mail espalha boato e gera medo sobre sequestro em shopping

DE SÃO PAULO - Um bando de sete jovens aguarda um casal entrar no cinema de um shopping, espera que se acomode, o aborda e o faz refém logo após o início do filme. Sob a mira de uma arma, a mulher fica retida por um ladrão.
Enquanto isso, os outros seis rodam pelo centro comercial com o homem fazendo compras em lojas e saques em caixas eletrônicos.
O refém é trocado cerca de 40 minutos depois. O homem fica no cinema e a mulher gasta com os jovens.
Se tivesse ocorrido de verdade, a história seria assustadora. A polícia trata o caso como uma lenda urbana. A falsa notícia circula na internet desde 2003 e voltou a ganhar força nos últimos dias.
Nesses oito anos, o crime "ocorreu" da mesma forma em cinco shoppings. De São Paulo a Florianópolis, de Brasília a Belo Horizonte, a história é igual. Só o nome do shopping é diferente.
Nas últimas semanas, o shopping da vez foi o Iguatemi (zona sul de São Paulo). "Já nos acostumamos a desmentir esse caso", diz o gerente-geral, Ivan Murias.
A mensagem sobre o falso sequestro cita que ao menos cinco casos como esse aconteceram em um mês. Mais uma mentira, diz a polícia.
"Se um caso desse acontecesse, saberíamos", afirma o delegado Paul Verduraz. Segundo ele, a mensagem pode ser um spam para disseminar vírus em computadores.


Texto Anterior: Transporte: Linha 4 do metrô deve funcionar até a noite a partir de hoje
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.