São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

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Consultor teme piora na marginal Tietê

Com veto à marginal Pinheiros, via receberá caminhões rumo ao porto de Santos, segundo especialistas em tráfego

Ir "por dentro" é mais rápido do que cortar a cidade em direção ao Rodoanel, explica caminhoneiro

DE SÃO PAULO

Proibir caminhões na marginal Pinheiros pode levar esses veículos a migrarem para a marginal Tietê, avaliam consultores de tráfego.
A via será alternativa para caminhões das rodovias Dutra/Fernão Dias/Ayrton Senna rumo ao ABC e ao porto de Santos, afirmam Horácio Figueira e Alexandre Zum.
Como não poderão seguir pela marginal Pinheiros, os motoristas podem chegar ao ABC e, consequentemente, ao porto pela marginal Tietê (por meio do acesso à av. Cruzeiro do Sul e depois à av. do Estado, na zona norte).
Ir "por dentro" é mais rápido do que cortar a cidade em direção ao Rodoanel, disse o caminhoneiro Rogério Ferreira Conrado, 33.
Ele já costuma chegar à Anchieta a partir de outro acesso da marginal, a avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé (zona leste). Em relação ao Rodoanel, o trajeto é 40 km mais curto, estima.
A CET disse que fará ajustes no trânsito, se necessário.
Para Alexandre Zum, a decisão de restringir caminhões na marginal Pinheiros acerta no conceito, mas erra na aplicação. Segundo ele, deve-se proibir os caminhões de passagem -de outras cidades e Estados-, não os locais.
Da maneira proposta pela prefeitura, o trânsito local, feito de caminhões que circulam em torno do Ceagesp e em empresas de logística próximas à marginal Pinheiros, será prejudicado, diz.
Zum considera que o uso dos VUCs deve ser estimulado, por serem mais ágeis.
Horácio Figueira critica essa ação. Ele diz ainda que todas as medidas privilegiam o transporte individual, em detrimento do coletivo.


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