São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motos são vetadas na via expressa da Tietê

DE SÃO PAULO

A partir de segunda-feira, motociclistas estarão proibidos de transitar pela via expressa da marginal Tietê.
Ontem de manhã, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou novidades no local, como parte de um pacote de mudanças no trânsito.
Com a restrição às motocicletas, a prefeitura espera diminuir o número de acidentes graves na marginal.
Apesar de representarem apenas 13% do total de veículos que circulam na via, as motos estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais no local. Só em 2009, elas estiveram relacionadas a 64% desses casos.
Com a mudança, a previsão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é reduzir em 40% o número de acidentes graves com motos.
Usuários de motos discordam da medida. "Tinham que fazer uma pista exclusiva para nós", diz a fiscal e motociclista Alice Mattos, 60. A opinião é igual à do motoboy Edson Amorim, 26: "Pagamos impostos e querem nos impedir de ter o mesmo benefício dos carros".
"A moto não atrapalha o trânsito. O que atrapalha é caminhão", afirma o motoboy Marcos Marques, 30.
Consultores fazem ressalvas à medida. Alexandre Zum aprova a restrição, mas acha que a prefeitura precisa explicitar as exceções. Há trechos onde não é clara a divisão entre pista local e expressa, como no final da via, no sentido Ayrton Senna.
Também consultor, Horácio Figueira alerta que o risco de acidentes não acaba, porque na pista local há constante cruzamento de faixa -tanto de motos quanto de carros- para acessar as pontes e a pista expressa.

LIMITE DE VELOCIDADE
A via expressa terá também alteração para ônibus e caminhões -a velocidade máxima para esses veículos irá diminuir. O limite de 90 km/h vai valer só para carros. Caminhões e ônibus não poderão passar de 70 km/h.
Durante 15 dias, a partir de segunda, a marginal passará por um período de adaptação, com medidas para orientar os motoristas, no qual não serão aplicadas multas. (ESTÊVÃO BERTONI e RICARDO GALLO)


Colaborou o "Agora".


Texto Anterior: Opinião: Medidas sobre transporte de carga são lógicas e coerentes
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.