São Paulo, quarta, 29 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro deve fazer acordo hoje

da enviada especial a Washington

Segundo o ministro José Serra, o principal objetivo de sua viagem aos EUA é um encontro que ele deverá ter hoje com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, e que deve resultar na finalização de um acordo para a liberação de US$ 600 milhões que serão utilizados para o treinamento de 300 mil atendentes de hospitais brasileiros.
"Existem 400 mil atendentes nos hospitais brasileiros, que são pessoas que não têm qualificação nenhuma. Estou seguro de que os altos índices de mortalidade no Brasil têm a ver com isso", disse o ministro.
Serra acredita que o treinamento, que deve atingir 300 mil desses atendentes, deverá mudar a "cara da saúde" no Brasil.
O treinamento seria feito pelo próprio sindicato dos atendentes, que contrataria médicos e enfermeiros do setor privado para ensinar-lhes procedimentos básicos.
De acordo com o ministro, o projeto já foi aprovado pelo BID, e a expectativa é que o dinheiro seja liberado já em janeiro. Cada atendente levaria um período de um ano para ser treinado, mas o projeto prevê o total de treinamentos em quatro anos.
Além do encontro no BID, faz parte da agenda do ministro para hoje uma reunião no Banco Mundial, na qual deverá abordar a questão de estudos sobre controle de custos na Saúde, e uma visita protocolar à secretária de Saúde dos EUA, Donna Shalala.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.