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Inspiração vem de pista de dança
DA REVISTA
Quem poderia imaginar que na
metade dos anos de 1990 as pistas
de dança de São Paulo, dominadas pela música eletrônica, seriam
o palco de futuros talentos da moda? Nem os jogos de luzes dos clubes embaralharam a visão do então jornalista André Hidalgo, que
começou a botar reparo nas roupas de freqüentadores.
"Naquela época, eles faziam
roupas para dançar e para os amigos", lembra Hidalgo. "Percebi
que existia um clã talentoso na
noite paulistana que pouca gente
conhecia", conta. Um dia, Hidalgo perguntou para os amigos porque eles não organizavam um
desfile para apresentar ao público. Eles responderam com outra
pergunta: por que não faz você?"
Foi assim que surgiu a primeira
edição da Casa de Criadores, no
inverno de 1997. Seis candidatos a
estilistas, entre eles Marcelo Sommer e Lourenço Merlino, participaram do evento, que não parou
mais. Segundo Hidalgo, hoje diretor artístico da Casa de Criadores,
até agora foram realizados mais
de 200 desfiles com 96 estilistas
para um público estimado em 180
mil pessoas.
"O evento se profissionalizou.
Nem eu era capaz de prever. O
que aparentemente começou como uma brincadeira virou business, um negócio que emprega,
exporta, movimenta." O crescimento, afirma Hidalgo, não fez
com que a Casa se descaracterizasse. "É incrível ver uma pessoa
bater na sua porta com três "desenhinhos" e se tornar um sucesso
de crítica e público. Este é nosso
papel", completa.
Não só. Em sua 18ª edição, a Casa de Criadores está realizando o
pré-lançamento da campanha de
prevenção ao câncer de mama do
Instituto de Desenvolvimento Social de São Paulo. Promove ainda
a reedição do projeto Coração na
Moda. Estilistas foram convidados a desenvolver camisetas inspiradas no tema coração, usando
personagens da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Sousa. O modelo mais votado pelo
público será produzido. A renda
vai ser revertida para a reforma da
UTI pediátrica do Incor. (RO)
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