São Paulo, sábado, 29 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AEROPORTO

Início das obras de ampliação de Viracopos é adiado para 2011

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

O início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de SP), foi adiado do mês que vem para meados de 2011, de acordo com a Infraero.
A construção da segunda pista tinha início previsto para setembro, conforme o cronograma estabelecido no EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), mas a Secretaria do Meio Ambiente do Estado ainda não concluiu o licenciamento para liberar o início das obras.
A Infraero manteve, no entanto, a previsão inicial de entregar a maioria dos trabalhos da primeira fase de ampliação até o início de 2014, antes da Copa do Mundo.
Por meio de nota oficial, a estatal diz que "é comum em empreendimentos de grande porte, como é o caso da ampliação de Viracopos, que os cronogramas sofram ajustes pontuais, pois se trata de processos dinâmicos".
Outro fator que pode atrasar ainda mais a ampliação do aeroporto é a retirada das famílias moradoras da área onde haverá a ampliação.
"Acerca das desapropriações para liberar a área onde deverá ser construída a pista, o processo está em curso na Justiça Federal e já foram ajuizadas pela Infraero mais de 650 ações", diz a nota.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, as análises técnicas ainda estão em trâmite, e nem sequer foram iniciadas discussões sobre o tema no Conselho Estadual do Meio Ambiente. A área a ser desapropriada tem vegetação de cerrado, lagos e nascentes de rios e é habitada por comunidades rurais.
O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio, critica o adiamento das obras. "O presidente Lula pediu prioridade absoluta na ampliação."


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Lei seca: Terra da Oktoberfest, Blumenau veta álcool em parques e praças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.