UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUA

Com reservatório perto do limite, Sabesp discutirá rodízio na próxima semana


Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Guarapiranga, que tem o nível mais baixo dos últimos três anos (22%), mas onde rodízio é descartado
O nível de água do sistema Cantareira voltou a cair -de 5,6% para 5,4% de sua capacidade operacional-, mas a Sabesp (empresa de saneamento de SP) praticamente descarta antecipar para esta semana a decisão sobre a necessidade de racionamento para 9 milhões de moradores da Grande São Paulo.
A queda de 0,2 ponto percentual faz a ocupação do Cantareira se aproximar da captação-limite do sistema (5%, segundo técnicos da Sabesp), a partir da qual um racionamento passa a ser inevitável, sob risco de os reservatórios secarem, levando dois anos até a sua recuperação.
Mas, para Sérgio Lapastina, gerente de comunicação da empresa, essa redução ainda não é vista com preocupação. "Variação de 0,1 ou 0,2 num dia é pequena. No mês passado a velocidade de queda atingiu 0,4 ponto", afirmou. O nível do sistema, na última sexta, era de 6,6%.
Lapastina disse que a Sabesp só deve avaliar o possível rodízio na próxima semana e que o índice de 5% é referência, podendo ter leves variações. A decisão só será antecipada se não chover mais nesta semana e ocorrerem outros fatores, como sol abundante e elevação do consumo.
O nível de armazenamento no sistema Alto Cotia, em racionamento desde a última quarta, também voltou a cair ontem de 5,6% para 5,3%, mesmo nível do início do rodízio, na quarta. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Paraná: Presos médicos acusados de cobrança extra
Próximo Texto: Rio: Preso diz que detentos espancaram Chan
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.