São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERIADO

Decisão ocorre após seqüestro de duas famílias de turistas que passavam o Dia da Padroeira, em Caraguatatuba

Policiamento será reforçado no litoral

FÁBIO AMATO
MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA

A Polícia Militar irá reforçar o policiamento no litoral paulista durante os dois próximos feriados prolongados -Finados e Proclamação da República.
Será a primeira vez que a Secretaria da Segurança Pública faz o deslocamento de efetivo para o litoral em períodos de feriado prolongado. Antes, esse tipo de medida era realizado apenas durante a chamada "Operação Verão", que se inicia em meados de dezembro e segue até após o Carnaval.

Seqüestro e morte
A decisão acontece depois do seqüestro de duas famílias de turistas, em Caraguatatuba, durante o feriado do Dia da Padroeira. Um dos casos resultou na morte de uma menina de 5 anos, ferida depois que o carro onde a família era mantida refém por assaltantes bateu na marquise de uma ponte.
O litoral norte do Estado, que deve atrair 300 mil turistas, receberá mais 200 PMs. O efetivo local será duplicado, chegando a 400 homens. Um helicóptero Águia, da PM, também será deslocado para dar apoio na região.
O comandante da PM no Vale do Paraíba, que inclui o litoral norte, coronel Sérgio Teixeira Alves, disse que a decisão de aumentar o número da corporação não tem relação com a repercussão dos dois crimes acontecidos em Caraguatatuba.
De acordo com ele, a PM realizará uma operação de "visibilidade" no litoral. Entre as medidas aplicadas estarão os bloqueios nos pontos de entrada e saída das cidades e a concentração de carros policiais em pontos "problemáticos", onde o movimento de turistas é maior.
Para Alves, é "natural" que haja um aumento de ocorrências no litoral durante os feriados.
"Nessa migração de turistas, vai o criminoso junto, e não temos como identificá-los. A Polícia Militar faz a prevenção dos crimes e estamos intensificando o policiamento preventivo."

Baixada Santista
Desde o início deste mês, a Polícia Militar conta com o reforço de dois helicópteros, oito carros e cerca de 50 homens da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) para garantir a segurança das nove cidades da Baixada Santista.
"Sentimos um aumento no fluxo da população circulante na região e pedimos esse reforço policial", afirmou o comandante Renato Penteado Perrenoud.
No último feriado prolongado, a delegacia seccional de Itanhaém, que abrange também as cidades litorâneas de Peruíbe e Mongaguá, registrou 296 boletins de ocorrência.
De acordo com o diretor do Deinter-6, delegado Alberto Corazza, as principais ocorrências naquela região são os furtos de fios em casas de veraneio visadas pelos assaltantes por ficarem muito tempo fechadas.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: 1,28 milhão de carros devem deixar SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.