São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

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Restrição de horário para caminhões aumenta dia 6

Área restrita de circulação na capital vai aumentar de 11,5 km2 para 24,5 km2

Outra mudança que entrará em vigor é que os veículos com até 6,3 metros de comprimento também vão poder trafegar no perímetro

GIOVANNA BALOGH
DO "AGORA"

A área em que os caminhões enfrentam restrição de horário para circular na cidade de São Paulo será ampliada no próximo dia 6. O espaço vai saltar de 11,5 km2 para 24,5 km2.
A fiscalização, no entanto, continuará a mesma de hoje: feita apenas por cerca de 1.200 marronzinhos que trabalham nas ruas da capital paulista.
A contratação dos 60 radares que vão flagrar quem burla as normas, segundo a própria Secretaria Municipal dos Transportes, ainda está em andamento. A expectativa é que os aparelhos, que vão ser revezados em 126 pontos, comecem a funcionar somente no primeiro semestre de 2008.
Na ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação), área que será ampliada, apenas caminhões menores -atualmente com até 5,5 metros de comprimento- podem circular em certos horários. A partir do dia 6, os veículos com até 6,3 m de comprimento também vão poder trafegar nesse perímetro. Todos os veículos, no entanto, vão precisar ser cadastrados na prefeitura.
O cadastro será necessário para que seja identificado, ao passar por um dos futuros radares, se o caminhão está ou não autorizado a trafegar.
Os transportadores que não tiverem se cadastrado serão automaticamente multados.

Veículos de passeio
A Secretaria dos Transportes informou que a ausência dos radares não compromete a fiscalização. O atraso para a implantação dos aparelhos, diz a pasta, ocorre porque eles contam com leitor de placas.
Os 60 radares que serão adquiridos para fiscalizar os caminhões que circulam na ZMRC vão multar também veículos de passeio que excedem a velocidade, burlam as regras do rodízio ou invadem as faixas de ônibus. Eles serão contratados por 48 meses a um custo estimado de R$ 40,2 milhões.
Equipados com leitura automática de placas, os aparelhos vão ter tecnologia para multar veículos em situação irregular -sem licenciamento ou com IPVA atrasado, por exemplo.


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