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São Caetano é líder em número de carros por habitante em SP
Cidade do ABC tem 2 carros para menos de 3 pessoas ou 1,41 habitante por veículo; capital ficou na 31ª posição
Boa situação econômica da cidade e facilidade no financiamento explicam posição de São Caetano, diz diretor de órgão municipal
LUCAS REIS
GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO
São Paulo pode ser recordista
em congestionamentos, mas é
de São Caetano do Sul, no ABC
paulista, o título de cidade com
a maior proporção de veículos
por habitante no Estado. A capital está em 31º lugar.
Levantamento da Folha a
partir de cruzamento de dados
atualizados do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)
mostra que São Caetano tem
1,41 habitante por veículo,
maior índice do Estado. Na cidade, em média, menos de três
pessoas dividem dois carros.
Em 2003, a Folha mostrou
que a cidade tinha 1,62 morador por carro e já liderava o
ranking. Em 2004, porém, perdeu o posto para Mogi-Guaçu
(164 km de SP).
Se todos os veículos saíssem
às ruas de São Caetano ao mesmo tempo, cada uma das 628
vias receberia 170 carros, motos ou caminhões. "Aqui é difícil achar uma casa que tenha
menos de dois carros", diz
Marcelo de Souza, diretor de
Trânsito e Vias Públicas da cidade. Segundo ele, a lentidão
no trânsito já é sentida nos horários de pico, mas em nada se
compara à das grandes cidades.
O diretor atribui a posição de
São Caetano no ranking à boa
situação econômica local, aliada às facilidades de financiamento. A prefeitura quer implantar o bilhete único para incentivar o uso do ônibus.
"São Caetano é uma cidade
toda urbanizada, não há favelas, é um município pequeno
com uma renda alta, além de
mostrar força na indústria de
serviço. Todos esses fatores
acarretam a grande concentração de veículos", disse o consultor em trânsito Horácio Augusto Figueira, membro da
Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
Na casa do cabeleireiro Luís
Veras, 38, há dois carros, um
para a mulher e outro para ele.
Ele diz sentir mais o trânsito
quando vai ao centro da cidade.
"Aí aperta", fala.
No mesmo levantamento,
São Paulo caiu sete posições no
ranking em relação a 2004:
passou da 24ª para a 31ª posição, com 1,9 morador por veículo. "É muito pequena a diferença desse índice. São Paulo é
a 31ª, mas, na prática, o trânsito
já parou", disse Figueira.
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