São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedreiro é resgatado após 33 h em poço de 25 m de profundidade

José Francisco da Silva, 63, ficou preso por entulhos, lama e água até a cintura

Marcos Vieira/EM/D.A Press
O pedreiro José Francisco da Silva é levado ao hospital pelos bombeiros após ser resgatado

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Após 33 horas e meia preso no fundo de uma cisterna em Igarapé (região metropolitana de Belo Horizonte), o pedreiro José Francisco da Silva, 63, foi resgatado ontem após uma operação que mobilizou cerca de 40 bombeiros e atraiu dezenas de curiosos. Ele passa bem.
Silva ficou preso por volta das 8h30 de anteontem, quando realizava o trabalho de manutenção no interior do poço em um sítio no bairro Ouro Verde. Uma pedra se deslocou e provocou o desabamento de duas manilhas -canos grossos de concreto- que estavam colocadas na entrada do poço.
De acordo com os bombeiros, ele só utilizava um capacete -que não era suficiente para garantir a sua segurança durante o procedimento.
Uma pedra com cerca de duas toneladas pressionava as pernas do pedreiro contra a parede do poço, que possui 25 metros de profundidade e menos de um metro de diâmetro. Ele também ficou preso por entulhos, lama e água, que chegavam à altura de sua cintura.
O ajudante de Silva e o caseiro do sítio acionaram os bombeiros, que se revezavam entrando no poço para retirar os entulhos e quebrar a pedra que prendia Silva. Durante todo o trabalho de resgate-que em nenhum momento foi interrompido-, Silva ficou acordado e consciente.
Ele tinha respiração e pressão monitoradas pelos bombeiros. Um cilindro de oxigênio foi colocado no fundo do poço para melhorar a qualidade do ar e facilitar a respiração do pedreiro. Os bombeiros utilizaram água sob pressão para livrá-lo e ele saiu do poço às 18h.
O pedreiro foi levado ao Hospital de Pronto-Socorro João 23, em Belo Horizonte. Segundo os bombeiros, ele tinha escoriações nos membros inferiores.


Texto Anterior: Aumento da frota no interior afeta o trânsito na capital, dizem especialistas
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.