|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Nova licitação inviabiliza metrô até 2014
Se a concorrência da linha 5-lilás for cancelada, obra não ficará pronta, diz engenheiro da equipe de Alckmin
Processo foi suspenso após suspeita de fraude; entrega de linha até a Copa do Mundo fica com o calendário apertado
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
Se a licitação da linha 5-lilás do metrô de São Paulo for
cancelada e tiver de ser refeita diante da suspeita de fraude, a entrega da obra até 2014
estará comprometida.
A avaliação é do engenheiro Jurandir Fernandes, da
equipe de transição do futuro
governo Geraldo Alckmin
(PSDB) -responsável pelo
setor de infraestrutura.
A Folha revelou conhecer
os vencedores de lotes com
seis meses de antecedência,
denúncia que levou à suspensão da concorrência.
A pedido de Alckmin, Fernandes mantém contato no
Metrô para monitorar a obra,
que ligará a estação Largo
Treze à Chácara Klabin, com
12 km e 11 novas estações, podendo ser vitrine da gestão.
Segundo ele, se as obras
começarem neste ano e não
houver nenhum imprevisto,
é possível trabalhar com a
possibilidade de concluir a
extensão da linha 5 até maio
de 2014, antes da Copa.
Trata-se, mesmo assim, de
um cronograma muito apertado, porque a duração prevista oficialmente em contrato é de três anos e oito meses.
Uma hipótese é que ela seja aberta aos passageiros em
pedaços -e não completa.
Fernandes afirma ainda
esperar que a Justiça e as investigações da Promotoria
resolvam tudo com urgência.
Mas, se a concorrência for
cancelada, diz ele, uma nova
levará mais seis meses pelo
menos, comprometendo a
conclusão da obra em 2014.
"O Geraldo me pediu que
acompanhasse. Quer agilidade", diz. "Pedimos encarecidamente uma prioridade. A
linha 5 é vital. Qualquer meio
mês de atraso prejudica."
Fernandes foi secretário
dos Transportes Metropolitanos de Alckmin. Na campanha, virou um dos principais
auxiliares do candidato.
O promotor Luiz Fernando
Rodrigues Pinto Junior diz
que as apurações costumam
ter prazo inicial de 30 dias,
mas geralmente prorrogado.
A equipe de Alckmin avalia que a relevância da linha 5
independe da Copa.
Se houver jogos em Itaquera (zona leste), a participação
dela seria "muito pequena",
afirma Fernandes. No caso
do estádio do Morumbi, daí
seria "um pouco maior".
"Não se pode vincular a
expansão da rede ao evento
A ou B", reforça José Baião,
da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô.
Texto Anterior: FOLHA.com Próximo Texto: Multa a caminhão começa hoje no Morumbi Índice | Comunicar Erros
|