São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HELIO FERNANDES FILHO (1954-2011)

Dirigiu jornal de Carlos Lacerda

DO RIO

Helio Fernandes Filho, o Helinho, tinha pouco mais de 20 anos quando assumiu o cargo de diretor de redação da "Tribuna da Imprensa", criada em 1949 por Carlos Lacerda e assumida por seu pai, Helio Fernandes, em 1962.
O jornal enfrentava dificuldades. A censura prévia dos tempos do regime militar havia causado danos profundos à "Tribuna", que perdera leitores e anunciantes. O pai decidira se afastar, deixando o lugar para o filho.
Além da censura, o jornal criado por Lacerda sofreu um atentado a bomba em sua oficina em 1981, durante a abertura política no país. Por conta dos danos causados pelo regime militar, o jornal busca na Justiça indenização da União, ainda não calculada.
Helinho foi diretor de redação da "Tribuna" até 1980, quando foi eleito vereador pelo PMDB. Na Câmara Municipal, criou a Comissão de Defesa do Consumidor. Voltou ao jornal da família em 1989, depois de não se reeleger.
"Ele foi um destemido, com atuação destacada nas lutas do jornal contra a ditadura", disse o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo, amigo de Helinho há 28 anos.
O jornalista estava internado havia seis meses na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Morreu de insuficiência respiratória e hepática ontem às 6h, dois meses depois de seu irmão, o também jornalista Rodolfo Fernandes, diretor de redação do jornal "O Globo".
O corpo do jornalista foi velado ontem na Câmara dos Vereadores do Rio e será cremado domingo de manhã. Ele era casado com a jornalista Roberta Babo, com quem tinha um filho de 14 anos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Ocupação na USP pede saída da PM e intensifica polêmica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.