São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem é resgatado, foge do abrigo, volta para casa e é retirado pela 2ª vez

ENVIADO ESPECIAL A ILHOTA E A GASPAR

Valdir Sauro, 31, já havia sido resgatado de helicóptero do Alto do Baú na última segunda-feira devido ao risco de desabamento da sua casa. Fugiu do abrigo e, ontem de manhã, voltou para lá, até ser levado pelas equipes de busca, novamente de helicóptero, a Gaspar.
"Foi a última vez. Só voltei para pegar alguns documentos e tirar a carne da geladeira. O cheiro iria ficar impregnado", disse ele, enquanto alguns bombeiros não sabiam nem mesmo se ele poderá encontrar seu imóvel inteiro quando puder retornar à região.
No primeiro resgate, Sauro, que é dono de uma serraria, foi levado para um abrigo em Blumenau. Não havia vagas e ele foi transferido para Gaspar. Foi de lá que ele escapou acompanhado de um amigo.
O prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, disse ontem que até as equipes de busca estavam abaladas devido à piora dos deslizamentos. "Está todo mundo com medo."
"Vai levar mais de um ano para tentar reconstruir tudo", afirmou Felisky. O município era conhecido como capital da lingerie e da moda praia e tem sua economia baseada em madeireiras, além da agricultura e da criação de gado.

Gasoduto
Moradores do complexo do Baú e autoridades de Ilhota associavam ontem a série de deslizamentos ocorrida na região ao rompimento do gasoduto que passa pelas imediações, em Gaspar, vizinha de Blumenau. Dizem ter ouvido explosões no final de semana.
Por meio de nota, a TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil) diz que não há evidências de explosões em nenhuma parte da tubulação no trecho acidentado.
Ainda segundo a empresa, a hipótese, até o momento, é que uma pedra de aproximadamente 15 toneladas rolou por cima do duto e causou o acidente. (ALENCAR IZIDORO)

Colaborou Agência Folha



Texto Anterior: Após mais desabamentos, moradores são retirados à força de área de risco
Próximo Texto: Ilhota: Nome é homenagem a ilha que sumiu em enchente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.