São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três ruas de Blumenau desaparecem

Vias que sumiram ficam na área central; por conta da destruição, a prefeitura terá de refazer o mapa do município

Município terá de comprar novas imagens de satélites, pois só dispõe de dados produzidos há aproximadamente 5 anos

IURI DANTAS
ENVIADO ESPECIAL A BLUMENAU

A destruição causada pelas enchentes em Santa Catarina não mudou apenas a paisagem de Blumenau: deslizamentos de terra e falhas no solo causaram o desaparecimento de ao menos três ruas na área central da cidade, e a prefeitura será obrigada a elaborar um novo mapa do município. A tarefa tem prazo curto, já que disso depende o cálculo do IPTU.
Segundo apurou a Folha, técnicos da prefeitura chegaram ao diagnóstico na quarta-feira, após sobrevôo da cidade. Além de várias áreas debaixo de terra, os técnicos verificaram a destruição completa de casas em encostas. As ruas que desapareceram ficavam próximas de rios e foram soterradas.
Para elaborar um novo mapa, será preciso comprar novas imagens de satélites, pois o município só dispõe de dados produzidos há aproximadamente cinco anos.
No bairro de Itoupava, Sueli Abreu Fonseca viu a rua de sua casa desaparecer no domingo. "No lugar da rua tem lama e árvores tão grossas que um homem não consegue abraçar."
Com os deslizamentos, boa parte da cidade ficou inacessível nos últimos dias. Somente ontem pela manhã equipes dos bombeiros e do Exército conseguiram furar o bloqueio de terra e lama para chegar a quase todos os bairros.
As buscas passaram a se concentrar nos bairros do Progresso, onde ainda há pontos isolados, e Belchior, onde desmoronamentos soterraram "dezenas de vilas de casas", segundo o coronel dos bombeiros Carlos Olimpio Menestrina, 48.
Na noite de quinta, foi encontrado um motoqueiro soterrado no centro da cidade ainda sentado na moto, segundo trabalhadores que ajudaram na remoção.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Fenômeno extremo vai se tornar freqüente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.