São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

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Tamoios terá duas novas pontes, túneis e 53 km duplicados

Licitação para dar início à primeira parte do projeto já foi aberta

Previsão de gastos na obra, inicialmente, é de R$ 185 mi; rodovia liga cidades da região de São José dos Campos ao litoral norte

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo de São Paulo abriu a licitação para dar início à primeira etapa da readequação da rodovia dos Tamoios, com a criação de pistas que vão duplicar um trecho de 53 km. No próximo ano, deve ser lançado o edital para a duplicação completa da Tamoios, principal ligação rodoviária entre o planalto e o litoral norte do Estado.
Também faz parte do projeto a contratação de estudos para a implantação dos contornos viários de Caraguatatuba e São Sebastião, que vão tirar o tráfego de veículos da zona urbana e darão acesso direto ao porto.
Nesta etapa, com gastos previstos de R$ 185 milhões, além da construção de pistas de 3,5 metros, estão previstas pontes nos kms 18 (rio Capivari) e 28 (sobre o Paraíba do Sul), o que vai eliminar os gargalos que provocam grandes congestionamentos, principalmente nos feriados prolongados.
Para reduzir o tráfego de pedestres, também serão construídas passarelas no km 12. O pacote prevê ainda a ampliação da capacidade de oito pontes e quatro viadutos e túneis nos km 14 (passagem da Avibrás), no km 20 (fazenda Brasil), no km 29 (Santa Branca), km 42 (bairro Teles 2), no km 46 (condomínio Villagge) e no km 55 (acesso a Salesópolis).
Entre 2005 e 2006, último dado disponível, o tráfego de veículos no trecho mais movimentado, em São José dos Campos, saltou de 28 mil para 30,5 mil ao dia.
Segundo a assessoria do secretário dos Transportes, Mauro Arce, o prazo estimado para a conclusão dessa etapa é de dois anos. Porém, ainda será necessário obter antes a licença da Secretaria do Meio Ambiente, já que a Tamoios corta a serra do Mar, uma área protegida.
Além de atender o turista, o projeto tem o objetivo de melhorar as condições para o tráfego pesado, pois a Petrobras está construindo uma base de processamento de gás em Caraguatatuba e o Estado tem projeto para ampliar o porto da vizinha São Sebastião.
O diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, diz que a duplicação da Tamoios é importante, mas a obra mais esperada é a construção do contorno de São Sebastião. "Esse é o grande gargalo efetivamente. A Tamoios não chega ser um gargalo, a não se a 12 ou 15 por ano", afirmou.
De acordo com Bussinger, o projeto básico desse contorno deve ser apresentado em janeiro e terá um traçado exclusivo ao trânsito regional. "Será uma estrada essencialmente fechada, porque a intenção é a seguinte: vai ser implantada uma nova SP-55, naquele trecho, e a atual SP-55 será transferida às prefeituras de Caraguá e São Sebastião, para serem requalificadas e transformadas em avenida", disse. "Ele terá três ou quatro acessos naquele região, justamente para evitar o adensamento populacional. Ela vai ter um acesso ao porto, mais dois ou três acessos".


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