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Tamoios terá duas novas pontes, túneis e 53 km duplicados
Licitação para dar início à primeira parte do projeto já foi aberta
Previsão de gastos na obra,
inicialmente, é de R$ 185 mi; rodovia liga cidades da região de São José dos Campos ao litoral norte
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo de São Paulo abriu
a licitação para dar início à primeira etapa da readequação da
rodovia dos Tamoios, com a
criação de pistas que vão duplicar um trecho de 53 km. No
próximo ano, deve ser lançado
o edital para a duplicação completa da Tamoios, principal ligação rodoviária entre o planalto e o litoral norte do Estado.
Também faz parte do projeto
a contratação de estudos para a
implantação dos contornos viários de Caraguatatuba e São Sebastião, que vão tirar o tráfego
de veículos da zona urbana e
darão acesso direto ao porto.
Nesta etapa, com gastos previstos de R$ 185 milhões, além
da construção de pistas de 3,5
metros, estão previstas pontes
nos kms 18 (rio Capivari) e 28
(sobre o Paraíba do Sul), o que
vai eliminar os gargalos que
provocam grandes congestionamentos, principalmente nos
feriados prolongados.
Para reduzir o tráfego de pedestres, também serão construídas passarelas no km 12. O
pacote prevê ainda a ampliação
da capacidade de oito pontes e
quatro viadutos e túneis nos
km 14 (passagem da Avibrás),
no km 20 (fazenda Brasil), no
km 29 (Santa Branca), km 42
(bairro Teles 2), no km 46 (condomínio Villagge) e no km 55
(acesso a Salesópolis).
Entre 2005 e 2006, último
dado disponível, o tráfego
de veículos no trecho mais movimentado, em São José dos
Campos, saltou de 28 mil para
30,5 mil ao dia.
Segundo a assessoria do secretário dos Transportes, Mauro Arce, o prazo estimado para
a conclusão dessa etapa é de
dois anos. Porém, ainda será
necessário obter antes a licença
da Secretaria do Meio Ambiente, já que a Tamoios corta a serra do Mar, uma área protegida.
Além de atender o turista, o
projeto tem o objetivo de melhorar as condições para o tráfego pesado, pois a Petrobras
está construindo uma base de
processamento de gás em Caraguatatuba e o Estado tem projeto para ampliar o porto da vizinha São Sebastião.
O diretor-presidente da
Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger,
diz que a duplicação da Tamoios é importante, mas a obra
mais esperada é a construção
do contorno de São Sebastião.
"Esse é o grande gargalo efetivamente. A Tamoios não chega
ser um gargalo, a não se a 12 ou
15 por ano", afirmou.
De acordo com Bussinger, o
projeto básico desse contorno
deve ser apresentado em janeiro e terá um traçado exclusivo
ao trânsito regional. "Será uma
estrada essencialmente fechada, porque a intenção é a seguinte: vai ser implantada uma
nova SP-55, naquele trecho, e a
atual SP-55 será transferida às
prefeituras de Caraguá e São
Sebastião, para serem requalificadas e transformadas em
avenida", disse. "Ele terá três
ou quatro acessos naquele região, justamente para evitar o
adensamento populacional.
Ela vai ter um acesso ao porto,
mais dois ou três acessos".
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