São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito eleito adotará rodízio em Ilhabela

Pelo projeto, medida para reduzir congestionamentos valerá nos picos da temporada, no Ano Novo e no Carnaval

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito eleito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), planeja implantar o rodízio de veículos durante os picos da temporada, no Ano Novo e no Carnaval, para tentar reduzir os congestionamentos na única via de acesso do município, que corta a ilha em paralelo ao oceano.
Colucci já havia anunciado que não pretendia adotar a restrição à entrada de veículos, medida implantada em março pelo atual prefeito, Manoel Marcos de Jesus (PTB), mas que nunca foi de fato utilizada, pois o número de veículos nunca ultrapassou a cota diária.
Na alta temporada, o motorista pode levar horas para percorrer o trecho entre a Vila (centro) e a praia do Curral, na costa sul, uma das mais movimentadas de Ilhabela.
Pela lei ainda em vigor, que deve ser derrubada pela Câmara de Ilhabela (198 km de São Paulo), devem ser barrados os veículos que excederem a cota de 10 mil por dia, controlados na balsa da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.).
O trânsito em Ilhabela ainda está sendo agravado pelas obras do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Na altura do Perequê, no centro da ilha, a obra praticamente fechou uma das pistas.
Segundo o prefeito eleito, o rodízio deve impedir a circulação, em horário ainda indefinido, de placas de acordo com o final -pares e ímpares.
Colucci também vai suspender temporariamente a taxa ambiental -de R$ 2 por carro que entra na cidade-, que também começou em março.
"Para implantar o rodízio, vamos ter de criar bolsões de estacionamento e melhorar o transporte coletivo. Vamos reorganizar o trânsito", disse.
Segundo ele, essa medida terá um efeito negativo menor do que a restrição de veículos, que poderia afugentar os turistas que fosse barrados.
"O que temos de fazer é pensar uma forma de ter o rodízio, se vai ser em todos os locais, ou em alguns pontos", afirmou. Para isso, também será preciso aumentar a fiscalização.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Mário Perrechil, afirma concordar com projetos para atenuar os congestionamentos, mas defende que o assunto seja tratado com o comércio.
"Acho que temos primeiro de aumentar a fiscalização no trânsito. Há locais em que os motoristas estacionam dos dois lados da estrada, como na costa sul. Precisa melhorar o transporte coletivo. Isso já ajudaria", diz. (JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)


Texto Anterior: Outro lado: Críticas aos gastos com o evento são elitistas, afirma secretário de Esportes
Próximo Texto: Violência: Polícia investiga agressão a travesti no interior de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.