São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Exercício é feito nos corredores
Shopping vira academia de paulistano

CARLA CONTE
da Reportagem Local

Academia ou parque? Nenhum dos dois. Paulistanos elegeram um novo espaço para fazer caminhadas e praticar esportes: corredores e estacionamentos de shopping centers da cidade.
Pelo menos quatro empreendimentos de São Paulo abriram espaço, em horários alternativos, para que os consumidores façam algum tipo de atividade física, com o acompanhamento de profissionais. Os programas são gratuitos e não exigem frequência regular. Objetivo do shopping: conquistar clientela e ter público fiel.
Mas por que o paulistano elegeu o shopping como espaço para praticar exercício? Segurança. Todos os frequentadores dos programas ouvidos pela Folha citam esse item como o principal motivo para praticar esporte dentro de um shopping.
"Há seguranças por todos os lados e não ficamos sujeitos a nenhum ladrão", diz Dorina de Gerone, 70, frequentadora do shopping Tatuapé (leia texto ao lado).
Diariamente, das 7h às 10h, o shopping Tatuapé recebe cerca de 800 pessoas que participam do "Projeto Caminhada". Eles são cadastrados pela organização do evento, ganham uma camiseta (cujo uso não é obrigatório), passam por exame com médico e nutricionista e são acompanhados por cinco monitores de uma academia durante a atividade física.
Na porta principal do shopping, seguranças fazem o controle da entrada dos frequentadores -quem não tem o nome na porta não entra. Os mais preparados fisicamente podem andar dos andares superiores ao térreo e fazer step (subir e descer degraus).
Usando fórmulas similares, os shoppings Interlagos e Continental também oferecem caminhada, de segunda a sexta-feira.
Desde o ano passado no Interlagos, o "Pratique Saúde" vai das 7h às 9h, na praça de eventos e no estacionamento, e atrai cem participantes. No Continental, o programa "Venha Caminhar" é mais recente -desde setembro, oferece para 35 pessoas um espaço de 700 m2 do estacionamento coberto e não coberto, das 7h às 10h.

Primeiro
O pioneiro foi o Osasco Plaza Shopping (Grande São Paulo), que implantou um programa de atividade física no estacionamento, em maio de 95. O projeto foi interrompido em consequência da explosão em 96.
Em julho de 97, as atividades foram retomadas -aeróbica, vôlei, basquete, capoeira, entre outros, que são programadas alternadamente. As atividades acontecem aos domingos, em uma área de 400 m2 do estacionamento e na praça de eventos, das 11h às 16h. O "Domingo no Shopping" recebe de cerca de 700 participantes.
Esse tipo de empreendimento tem feito tanto sucesso entre os paulistanos que outros quatro shoppings da cidade prometem oferecer um programa similar no ano que vem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.