São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE SAÍDA

Campos Verdes contesta perda de habitantes

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de Campos Verdes (GO), Haroldo Naves Soares (PSDB), 38, contesta o dado do IBGE de que foi o município que mais perdeu habitantes. Diz que o município tem hoje entre 11 mil e 12 mil moradores -contra os 8.057 oficiais- e que vai entrar ainda nesta semana com uma ação na Justiça contra o instituto.
Fundada em 1988, Campos Verdes foi uma cidade de garimpo desde o início. Chegou a ter 17 mil habitantes no auge da exploração de esmeraldas, no início da década passada, quando viveu forte migração nordestina.
Como as minas ficaram muito profundas, aumentou o risco de acidentes. Cerca de dez garimpeiros morreram e, a partir de 1995, muitos deixaram a cidade.
"Invertemos esse êxodo ao fazer a revitalização geológica da região, identificando novas minas. Hoje, temos 38 mineradoras na cidade, gerando 400 empregos diretos e outros 1.600 indiretos", diz o prefeito. "Os números do IBGE são velhos e não revelam a realidade do município." (FABIO SCHIVARTCHE)

Texto Anterior: Retrato do Brasil: População cai em 27% das cidades do país
Próximo Texto: De chegada: Fundado em 1997, Buritis registrou maior aumento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.