São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmas cresce, mas enfrenta desemprego

DA AGÊNCIA FOLHA

A prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (PL), apontou os investimentos em infra-estrutura e o turismo como principais responsáveis pelo alto crescimento populacional registrado pela capital do Tocantins entre 1991 e 2000.
O aumento anual foi de 21,4%. O pulo, sem o cálculo médio, entre 1991 e 2000 foi de 470% -de 24 mil para 137 mil pessoas.
Mas, como o número de novos postos de trabalho não cresceu na mesma proporção, o desemprego acabou virando o principal problema em uma cidade onde o funcionalismo público e o setor de serviços concentram as vagas. "Por mais que haja projetos para atrair novas empresas, a demanda é maior que a oferta", disse.
Para a prefeita, a conclusão da usina de Lajeado foi fundamental para Palmas progredir. "A hidrelétrica abriu condição energética para iniciar o processo de industrialização. Com a construção, formou-se um grande lago, impulsionando o turismo."
Ruiz citou ainda a instalação do aeroporto e de uma ponte ligando a capital à rodovia Belém-Brasília como fatores de desenvolvimento. (ADRIANA CHAVES)

Texto Anterior: Maiores cidades crescem abaixo da média
Próximo Texto: Administração: Derrotado em Porto Alegre, PT montará ONG para fiscalizar eleito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.