São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Exames e rankings" ampliam pressão, afirmam escolas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os professores recebem muita pressão dos pais e dos próprios colégios, reconhece o vice-presidente do Sieeesp (sindicato das escolas particulares de São Paulo), José Augusto de Mattos Lourenço.
"Com tantos exames e rankings sendo divulgados, a exigência em cima dos professores tem sido maior", afirma Lourenço, referindo-se a provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "A principal exigência é por capacitação."
Nesse aspecto, a pesquisa do Sinpro-SP aponta uma dificuldade adicional aos docentes, pois na maioria dos casos os professores dizem que são eles próprios que pagam seus cursos de atualização (situação que, nos anos finais do ensino fundamental, chegou a ser citada por 65% dos educadores).
"Sentimos que os professores são cobrados pelas escolas para terem melhor formação, mas são eles próprios que precisam correr atrás", afirma a coordenadora da pesquisa, Maria Sofia de Aragão.
O representante das escolas diz também que "a participação das famílias na educação dos filhos é baixa", mas, ao final do ano, vem a cobrança. "Muitas escolas contratam palestrantes para falar sobre o problema, mas está difícil", afirma.
Apesar das dificuldades apontadas, Lourenço analisa como "normal" o percentual de professores que pretendem mudar de profissão (34,6%).
"Se você fizer a mesma pergunta para outros setores, o resultado será parecido. Todos vivem hoje sob pressão", afirma o vice-presidente do sindicato.
Sobre salários, ele diz "que a situação dos professores não é ruim, se comparada com o restante da população". Estudos sobre o tema já foram divulgados, mas não há consenso sobre a situação salarial dos docentes (a comparação é difícil por conta das condições específicas de carreira e aposentadoria).


Texto Anterior: Saiba mais: Levantamento foi realizado com 379 professores
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.