São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Governo pagou passagens

Repatriados recebem ajuda de MG para voltar

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Um grupo de 81 repatriados, que desembarcou anteontem no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, vindo dos EUA, passou a noite de anteontem e parte do dia de ontem na sede do Centro de Referência Estadual do Migrante.
Durante a manhã e a tarde, os repatriados voltaram aos seus Estados de origem de avião ou de ônibus com as passagens pagas pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Esporte, que não revelou o valor gasto.
Segundo a assessoria da secretaria, nenhuma das pessoas encaminhadas ao CREM tinha como pagar as passagens.
Assim que foram liberadas pela Polícia Federal no desembarque do vôo que trouxe 277 brasileiros que estavam presos nos EUA por imigração ilegal, as pessoas que não tinham parentes esperando no aeroporto e que procuraram ajuda da secretaria e da Defesa Civil foram levadas ao CREM.
Dois ônibus e quatro vans transportaram os repatriados, que foram atendidos por um médico e por um psicólogo, além de receberem alimentação, orientação sobre como voltar para suas casas e abrigo em um dormitório.
Gilberto Ventura de Souza, 28, casado, pai de dois filhos, ficou preso cerca de um mês em Tucson, no Arizona, depois de cruzar a fronteira com o México.
Na hora do almoço, Souza disse que, pela segunda vez em dois meses, estava comendo de verdade. "Na cadeia só serviam umas batatas apimentadas e água."
(JOSÉ EDUARDO RONDON)


Texto Anterior: Reforma terá "controle externo", afirma ministro
Próximo Texto: Companhia se nega a transportar americano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.