São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva pára 136 km e causa acidentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva incessante e vários acidentes com caminhões complicaram o trânsito de São Paulo ontem. A cidade teve 136 km de lentidão às 9h30 -até agora o maior congestionamento deste ano- e 40 pontos de alagamento. Os piores congestionamentos foram nas marginais (9,4 km de lentidão na Tietê e 8,9 km na Pinheiros) e na Radial Leste (10 km).
Às 7h30, a lentidão na marginal Tietê iniciava na ponte do Limão e atingia a rodovia Ayrton Senna. Houve dois acidentes com caminhões na marginal Tietê, um na av. dos Bandeirantes, um na marginal Pinheiros e outro na av. Salim Farah Maluf.
Segundo a CET, o maior congestionamento de 2007 pela manhã foi em 14 de junho, às 9h, devido a greve no Metrô. Foram 172 km de lentidão. Já no mês passado, a maior lentidão pela manhã foi de 141 km, no dia 11.
Em razão da chuva, muitos semáforos quebraram, principalmente no centro. A CET afirmou às 20h que consertou 50 deles, com defeitos graves. Havia 30 semáforos com amarelo intermitente, outros 25 estavam apagados, 15 tinham fases apagadas (uma travessia normal e outra sem informação). Cinco semáforos ficaram "estacionados" -com uma cor acesa em mais de um sentido. Outros 33 cruzamentos com semáforos ainda apresentam problemas à noite.

Chuva
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), choveu uma média de 55,1 mm na capital. A média de precipitação para janeiro é de 239 mm em São Paulo -até as 19h, havia chovido 234 mm.
A região em que mais choveu foi Cidade Tiradentes, na zona leste, com 79,9 mm. O Bom Retiro, no centro, veio na seqüência, com 76,5 mm. A Sé, também na área central, registrou 70,5 mm.
O pior ponto de alagamento foi no Butantã (zona oeste), na rua Romão Gomes, que ficou intransitável.
A região teve 71,8 mm de precipitação.
O meteorologista Vlamir da Silva Junior, do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), informa que a expectativa é que a chuva continue até sábado em São Paulo. Hoje e amanhã, a precipitação será constante e pode haver chuvas fortes. Já na sexta e sábado, deve haver pancadas.
Apesar da chuva, os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos operaram normalmente ontem, com ajuda de instrumentos.


Texto Anterior: Litoral de SP deve ter chuva forte e ventos de até 60 km/h
Próximo Texto: Mulher em coma tem suspeita de febre amarela vacinal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.