São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ÚLTIMA MODA 30ª SÃO PAULO FASHION WEEK

E Deus criou a mulher

GRIFES REINALDO LOURENÇO E NEON MOSTRAM DIFERENTES IDEAIS FEMININOS EM SEUS DESFILES NA SÃO PAULO FASHION WEEK

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA DE MODA

A moda como a conhecemos não existiria sem o corpo feminino, sua principal matéria-prima. Os estilistas bebem sem pudor dessa fonte, ora como vampiros, tentando sugar algum tipo de essência de mulher, ora como admiradores, que produzem imagens feitas para serem engolidas com os olhos.
No segundo dia da São Paulo Fashion Week, duas grandes grifes brasileiras exibiram em seus desfiles dois ideais de mulheres diversos.
O estilista Reinaldo Lourenço abriu o dia com uma coleção que chamou de "pérolas da noite", inspirada na alta-costura, no smoking masculino e em festas da elite dos anos 30.
Essa mulher-joia desfila com saias com barras entravadas, ou seja, que permitem apenas passos curtos. Tem aspecto frágil, aristocrático e ar de submissão.
Quando se despe parcialmente é que ela revela sua condição perversa. Primeiro deixa as costas nuas, como quem sabe que será cobiçada e talvez sexualmente desejada por olhos que não fitam os seus. De frente, se mostra com os seios numa transparência bordada de pérolas negras, como quem coloca o corpo atrás de uma cerca eletrificada (sua própria pele). Olhe, mas não toque.
Depois foi a vez de a grife Neon mostrar sua coleção, ou seja, seu ideal de mulher. Ela é uma diva, sem dúvida. Surge embalada em fantasias hollywoodianas, do pecado que mora ao lado à "femme fatale".
A mulher Neon domina o mundo das máscaras e pula de um para outro disfarce quando quer. Qual deles é o verdadeiro? Todos.
Talvez satisfeita com os rumos que dá a seu próprio desejo, a mulher Neon brinca com o olhar alheio. Coloca, à moda do humor surrealista, seus atributos femininos estampados na roupa, como formas geométricas: dois círculos e um triângulo. E gargalha do desejo masculino, como quem diz: se é isso que você quer ver, eu mostro (se eu quiser).

Fantasia futurista desemboca em peça publicitária

A Ellus quis fazer para seu inverno 2011 uma viagem sideral e para isso investiu em tecnologia pesada com um orçamento estratosférico. Chamou o fotógrafo Jacques Dequeker e o videomaker Marcos Mello para dirigir um filme em 3D de 11 minutos com os modelos Aline Weber e Rafael Lazzini.
Para aumentar ainda mais a fantasia futurista, a passarela foi transformada em sala de cinema. A riqueza foi tanta que 40 iPads foram distribuídos de presente entre celebridades fashionistas.
Mas tanta virtualidade não suportou a realidade. Com uma performance interessante de Aline no começo do filme, antes do desfile tradicional, logo as imagens se encaminharam para o tédio.
O que era para ser filme se transformou em peça publicitária insossa. E nesse momento a roupa deu tilt e não segurou tanta inovação. Mesmo os jeans estonados, o prata e as proporções pareciam loops de outras temporadas.
Avaliação: Muita ostentação e pouca invenção. A marca prefere investir no show a evoluir na criação das peças.

GHETZ

INSPIRAÇÃO: Formas e tricô de luxo

QUE MULHER É ESSA? Neoclássica misteriosa que gosta de silhuetas marcadas e volumes extravagantes

DESTAQUES: A mistura de cores e as texturas do tricô. O jogo de proporções ganha força nos casacos 7/8

AVALIAÇÃO: O tricoteiro Lucas Nascimento mostrou sua técnica apurada, porém a coleção foi mal editada

A Folha achou regular

AMAPÔ

INSPIRAÇÃO: Mix sombrio

QUE MULHER É ESSA? Uma maluquete-rockstar que usa tudo ao mesmo tempo agora

QUE HOMEM É ESSE? Um nerd esquisitinho que tem presença e segura a onda dessa moça

AVALIAÇÃO: A melhor coleção juvenil do evento até agora

A Folha curtiu e recomenda isso

TUITADAS

@jcreportglobal Candy Pratts Price just called it, telling me that to enter the #SPFW space is like getting into the Pentagon

(CandyPratts Priceme ligou, dizendo que entrar no espaço da #SPFW é como estar entrando no Pentágono)
O editor do portal JC Report, Jason Campbell, sobre as impressões da diretora criativa do site Vogue.com ao entrar na Bienal

@aherchcovitch Meus colegas estilistas, vamos esquecer a palavra "pegada" ao explicarmos nossas coleções ? Combinado ???
O estilista Alexandre Herchcovitch aconselha seus colegas estilistas

DESFILES DE HOJE

13h - Iódice
16h - Juliana Jabour
17h30 - Cori
19h - Osklen
21h - Colcci

com NINA LEMOS, PEDRO DINIZ e VITOR ANGELO


Texto Anterior: Belém: Prédio desaba antes de ficar pronto e soterra operários
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.