UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO GLOBAL

Instituição alega que só dá aulas a distância; faculdades brasileiras já fazem acordos com grupos estrangeiros

Universidade dos EUA dispensa lei brasileira

ARMANDO PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A American World University of Iowa (EUA) oferece cursos no Brasil de graduação, mestrado e doutorado a distância. Defende em seu site que não precisa se submeter à legislação local porque não está instalada aqui.
"(...) A AWU/USA não necessita de autorização de nenhum país para oferecer seus cursos em quaisquer áreas, modalidades ou níveis de ensino em seu próprio país", diz um trecho do site.
Mas isso não garante ausência de problemas. Um professor universitário brasileiro teve seu mestrado de educação feito na AWU rejeitado no mês passado.
Quando um brasileiro faz mestrado ou doutorado no exterior ou com instituição estrangeira, o diploma tem de ser validado por uma universidade daqui.
A UFRGS avaliou a dissertação e considerou que ela não tinha qualidade, negando a outorga de título de mestre para o candidato, segundo a professora responsável pela comissão de análise, Denise Leite. Ela não revela o nome do professor. O representante da AWU no Brasil não foi localizado para comentar o caso.

Quantidade e qualidade
O grupo Pitágoras, de Belo Horizonte, fez em 2001 uma joint venture com o grupo americano Apollo, dono da Universidade de Phoenix (EUA). A Apollo vende programas de ensino superior para países como México e Índia.
A Faculdade Pitágoras já implantou cursos de graduação em administração e engenharia de produção. Vai ter outros de direito e psicologia, por exemplo.
"A equipe é toda brasileira, mas usamos a tecnologia deles para conseguir qualidade em grande escala", diz Walter Braga, diretor do Pitágoras.
Ele afirma defender uma posição intermediária quanto à legislação sobre empresas estrangeiras na educação. "Nem devemos desconsiderar a legislação nacional, nem ter excesso de regulamentação", declara.
As Faculdades Europan, em São Paulo, já nasceram em convênio com a Universidade Lusófona, de Portugal. Segundo seu site, trata-se de "empreendimento universitário euro-pan-americano. (...) É um projeto bem brasileiro de índole transnacional e internacional". Oferece cursos como administração, comércio exterior, marketing, pedagogia e gestão turística e hoteleira.
A assessoria de imprensa informa que não há nenhum curso no momento em parceria com a universidade portuguesa.

Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Banco Mundial já propôs mudar ensino superior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.