UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME ORGANIZADO

RJ pode manter Beira-Mar preso, afirma Rosinha

DA SUCURSAL DO RIO

DA AGÊNCIA FOLHA

A governadora Rosinha Matheus (PSB) disse ontem que o Rio tem condições de manter o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, preso no Estado, mas não admite recebê-lo de volta, pois cabe ao governo federal mantê-lo preso: "O bandido não pode ficar na área onde tem maior domínio".
Para Rosinha, "algumas pessoas querem dizer que o tiramos do Rio porque não temos condições, porque aqui é fraco, porque o presídio não tem segurança etc. Mas ele ficou aqui esse tempo todo".
A prisão de Jorge Alexandre Cândido Maria, o Sombra, 30, anteontem, considerado braço-direito de Beira-Mar, foi um "baque" na estrutura do Comando Vermelho, mas não desmantela a facção, diz o secretário de Segurança do Rio, Josias Quintal.
Sombra e o chileno Carlos Orlando Mesina Vidal, 38, estão detidos em Bangu 1 (zona oeste).
"Para isso [desmantelar a facção", não há outra alternativa senão prisões sistemáticas. Quando se prende alguém importante, eles precisam se reorganizar, e isso leva um tempo", disse Quintal.
O Conselho de Segurança de Alagoas decidiu anteontem à noite pedir ao governo federal que Beira-Mar fique só 20 dias detido no Estado. Se o governo não concordar, pedirá que o prazo não supere os 40 dias previstos.
A decisão é um ato político, de posicionamento e resposta à sociedade alagoana, já que, como o preso está sob custódia federal, cabe à União decidir seu destino.

Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: O inferno do Carandiru vai ao paraíso? Talvez
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Dengue hemorrágica faz 1ª vítima do ano no PR
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.