São Paulo, domingo, 30 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE/ BELEZA

Motivo estético leva homens a tratar pernas com varizes

Vasos e veias tortas e saltadas constrangem na hora de usar bermuda ou sunga

Segundo cirurgião, em 2006, 20% dos pacientes foram homens, número que cresceu para 25%, em 2007; 10% são motivados pela estética

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem curar um problema de circulação nem evitar feridas. O que tem levado muitos homens a procurar tratamentos para varizes é a tentativa de deixar as pernas mais bonitas.
Por meio de cirurgias ou tratamentos alternativos, eles estão encontrando formas de se livrar dos vasos ou das veias tortas e saltadas que são motivo para deixar bermudas e sungas encalhadas no armário.
É o caso do advogado Neweton Robles Godoi, 57, que tinha uma variz de grosso calibre na perna esquerda. "Ficava um pouco acima do tornozelo e era bastante visível. No dia-a-dia não atrapalhava, porque sempre trabalho de terno, mas dava um pouco de constrangimento em certas ocasiões, como quando ia à praia no Guarujá", diz.
Segundo o cirurgião vascular Eduardo Toledo Aguiar, membro da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), há uma preocupação cada vez maior dos homens quanto a essa parte do corpo. "Em 2006, 20% dos procedimentos que fizemos foram em homens. Em 2007, 25% deles."
O diretor clínico da Spaço Vascular diz que essa tendência é demonstrada pela procura por tratamento feita por jovens com menos de 30 anos, grupo em geral pouco atingido pelo problema. "Na última semana, atendi a um jovem de 27 anos que não tinha nenhum sintoma indicativo de tratamento por questão de saúde. Cerca de 10% dos homens querem apenas tratar por questão estética."
As varizes são geralmente associadas a mulheres. Pesquisas mostraram que 20% têm varizes até os 30 anos, enquanto nos homens, o índice é de 3%.
A principal causa das varizes é a hereditariedade. O sedentarismo e o estilo de vida também contribuem para seu desenvolvimento. "Ficar muito tempo na mesma posição, sentado horas dentro do automóvel todos os dias, por exemplo, e não fazer exercícios físicos, ajuda a ter varizes", afirma Aguiar.
Muitos homens, porém, demoram para reparar nos pequenos vasinhos que surgem, pois as marcas se escondem sob os pêlos. Os primeiros sinais das varizes são manchas nos tornozelos e sensação de peso nas pernas. Na seqüência, surgem manchas e riscos azulados ou avermelhados, acompanhados de inchaço, ardência, formigamento e dor, dependendo da gravidade do caso.
Quando esses sintomas aparecem e, dependendo da dilatação, as varizes deixam de ser só uma questão estética e se tornam também um risco à saúde, de acordo com o cirurgião vascular do Instituto H. Ellis, Walter Campos Jr.
"Com o tempo, hemácias e proteínas do sangue podem escapar pela parede dos vasos e deixar manchas. Além disso, o sangue estagnado pode coagular, causando trombose. A pessoa pode ainda vir a ter feridas e a úlcera varicosa", afirma.
Campos Jr., para quem a busca por tratamento meramente estéticos entre homens é uma realidade crescente há cerca de cinco anos, afirma que apenas o aparecimento de vasinhos pode não representar um risco à saúde. "Tem casos em que não é preciso mexer. É importante, porém, que se faça um diagnóstico médico," afirma.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Como combater as varizes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.