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Nova marginal confunde, mas alivia tráfego
Com trechos incompletos e ainda em obras e sinalização deficiente, alguns motoristas ficaram confusos com as novas pistas na Tietê
No local, lentidão foi menor que na 2ª passada, quando ainda havia obras; na cidade, houve variações tanto acima como abaixo da média
Apu Gomes/Folha Imagem
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No primeiro dia útil após a ampliação da marginal Tietê, a sinalização deficiente confundiu motoristas, que fizeram conversões proibidas para fugir do transito
ALENCAR IZIDORO
RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL
No primeiro dia útil após a
entrega da ampliação da marginal Tietê, os veículos enfrentaram engarrafamentos menores
do que a média para a via.
Contudo, com trechos incompletos e sinalização falha,
alguns motoristas ficaram confusos com as novas pistas e fizeram manobras arriscadas ao
passar de uma para outra. Muitos evitavam acessar as faixas
com asfalto novo, que por vezes
ficavam vazias, enquanto as antigas locais e expressas ficavam
congestionadas.
Um balanço da CET indicou
que a lentidão na marginal Tietê teve em média 9 km de extensão pela manhã, contra 17
km na semana passada -quando a via ainda sofria com interferências por conta das obras.
Ao longo do dia, ela afirma
que as filas eram de 8 km, contra 22 km na última segunda e
14 km na média de uma semana
de 2009, antes de começar a
ampliação da marginal.
Gráficos oficiais da CET, com
critérios técnicos de comparação, mostram que, apesar da
melhoria na marginal Tietê, a
quantidade de filas na cidade
inteira ficou próxima da média,
sem nenhum alívio significativo, como esperava a prefeitura.
Ao longo do dia houve variações tanto para cima como para
baixo do habitual. Pela manhã,
por exemplo, a soma dos congestionamentos esteve 10% inferior em relação às segundas-feiras do primeiro semestre de
2009. Do final da manhã ao início da tarde, 21% superior. No
final da tarde, 10% maior.
Um fator que pode ter prejudicado a fluidez foram as pancadas de chuva na tarde de ontem. Além disso, no intervalo
de um ano, a frota de SP ganhou
mais de 330 mil veículos.
Apesar dos gráficos oficiais
da CET, a gestão Gilberto Kassab (DEM) decidiu divulgar às
21h45 de ontem critérios pontuais de comparação para defender que, além do alívio na
marginal Tietê, a fluidez esteve
melhor na cidade toda no primeiro dia útil após a ampliação.
Ela anunciou que a lentidão
na capital ontem foi 24% menor que a de segunda-feira passada e 8% menor que a de uma
semana inteira do ano passado.
Velocidade
Como a situação do tráfego
sofre variações diariamente (de
interferências como acidentes,
tempo e veículos quebrados),
especialistas consideram que é
cedo para qualquer conclusão
sobre os congestionamentos na
marginal Tietê com as novas
pistas. O mesmo pode ser dito
em relação ao trânsito aferido
no restante da capital paulista.
A CET prevê que as novas
pistas (que aumentaram de 8
para até 11 faixas por sentido)
elevem a velocidade média em
35%, atingindo 50 km/h.
E que, na capital paulista, somada ao trecho sul do Rodoanel, a nova marginal reduza os
engarrafamentos de 10% a 12%.
A Folha percorreu toda a extensão da Tietê ontem. Fez três
viagens em cada direção. No
sentido Lapa-Penha, a velocidade era próxima de 20 km/h,
independentemente da pista
utilizada. No sentido Penha-Lapa, podia chegar a 60 km/h.
Por outro lado, os motoristas
que pegaram a marginal Pinheiros enfrentaram engarrafamentos acima dos da última
semana: a lentidão era de 20
km no final da tarde, contra 14
km na segunda passada.
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