São Paulo, terça-feira, 30 de março de 2010

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Nova marginal confunde, mas alivia tráfego

Com trechos incompletos e ainda em obras e sinalização deficiente, alguns motoristas ficaram confusos com as novas pistas na Tietê

No local, lentidão foi menor que na 2ª passada, quando ainda havia obras; na cidade, houve variações tanto acima como abaixo da média

Apu Gomes/Folha Imagem
No primeiro dia útil após a ampliação da marginal Tietê, a sinalização deficiente confundiu motoristas, que fizeram conversões proibidas para fugir do transito

ALENCAR IZIDORO
RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro dia útil após a entrega da ampliação da marginal Tietê, os veículos enfrentaram engarrafamentos menores do que a média para a via.
Contudo, com trechos incompletos e sinalização falha, alguns motoristas ficaram confusos com as novas pistas e fizeram manobras arriscadas ao passar de uma para outra. Muitos evitavam acessar as faixas com asfalto novo, que por vezes ficavam vazias, enquanto as antigas locais e expressas ficavam congestionadas.
Um balanço da CET indicou que a lentidão na marginal Tietê teve em média 9 km de extensão pela manhã, contra 17 km na semana passada -quando a via ainda sofria com interferências por conta das obras.
Ao longo do dia, ela afirma que as filas eram de 8 km, contra 22 km na última segunda e 14 km na média de uma semana de 2009, antes de começar a ampliação da marginal.
Gráficos oficiais da CET, com critérios técnicos de comparação, mostram que, apesar da melhoria na marginal Tietê, a quantidade de filas na cidade inteira ficou próxima da média, sem nenhum alívio significativo, como esperava a prefeitura.
Ao longo do dia houve variações tanto para cima como para baixo do habitual. Pela manhã, por exemplo, a soma dos congestionamentos esteve 10% inferior em relação às segundas-feiras do primeiro semestre de 2009. Do final da manhã ao início da tarde, 21% superior. No final da tarde, 10% maior.
Um fator que pode ter prejudicado a fluidez foram as pancadas de chuva na tarde de ontem. Além disso, no intervalo de um ano, a frota de SP ganhou mais de 330 mil veículos.
Apesar dos gráficos oficiais da CET, a gestão Gilberto Kassab (DEM) decidiu divulgar às 21h45 de ontem critérios pontuais de comparação para defender que, além do alívio na marginal Tietê, a fluidez esteve melhor na cidade toda no primeiro dia útil após a ampliação.
Ela anunciou que a lentidão na capital ontem foi 24% menor que a de segunda-feira passada e 8% menor que a de uma semana inteira do ano passado.

Velocidade
Como a situação do tráfego sofre variações diariamente (de interferências como acidentes, tempo e veículos quebrados), especialistas consideram que é cedo para qualquer conclusão sobre os congestionamentos na marginal Tietê com as novas pistas. O mesmo pode ser dito em relação ao trânsito aferido no restante da capital paulista.
A CET prevê que as novas pistas (que aumentaram de 8 para até 11 faixas por sentido) elevem a velocidade média em 35%, atingindo 50 km/h.
E que, na capital paulista, somada ao trecho sul do Rodoanel, a nova marginal reduza os engarrafamentos de 10% a 12%.
A Folha percorreu toda a extensão da Tietê ontem. Fez três viagens em cada direção. No sentido Lapa-Penha, a velocidade era próxima de 20 km/h, independentemente da pista utilizada. No sentido Penha-Lapa, podia chegar a 60 km/h.
Por outro lado, os motoristas que pegaram a marginal Pinheiros enfrentaram engarrafamentos acima dos da última semana: a lentidão era de 20 km no final da tarde, contra 14 km na segunda passada.


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