São Paulo, terça-feira, 30 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a favor

Bônus melhora aula e reduz falta, diz pesquisador

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma política que prevê salário melhor aos que sejam mais bem avaliados leva a uma melhoria das aulas e a menos faltas de professores, diz Naercio Aquino Menezes Filho, pesquisador da USP e do Insper. (FT)

FOLHA - O sr. prefere reajuste para todos ou aumento com base em desempenho?
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
- Pagar com base no mérito é uma boa ideia. Custaria muito dar aumento para todos. À medida que você implementa a ideia de mérito, o professor procura dar aulas melhores, faltar menos.

FOLHA - Mas não é injusto?
MENEZES FILHO
- Não há evidência de que aumento linear de salário aos professores leve à melhoria aos alunos. Os professores estão acomodados. É preciso quebrar isso. Claro que os problemas das escolas não são exclusivamente dos professores. Há, por exemplo, falta de envolvimento das famílias. Mas mudar as coisas fora da escola é mais difícil.

FOLHA - O que o sr. acha da greve?
MENEZES FILHO
- Ela [a paralisação] foge um pouco do assunto educação, tem muita política envolvida.


Texto Anterior: Política de bônus para professores divide pesquisadores
Próximo Texto: Contra: Política aumenta distorção na rede, afirma professor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.