São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 O que são os treineiros "piratas"?
São candidatos que, mesmo sem ter completado o ensino médio (o que é declarado na ficha de inscrição), decidem disputar vagas em cursos reais. Se aprovados na Fuvest, eles não poderão se matricular.

2 Por que não se inscrevem como treineiros oficiais?
Uma hipótese da Fuvest é que eles não alcançariam a nota de corte para chegar à segunda fase nas três carreiras "oficiais" de treineiros (biológicas, exatas e humanas). Para poder treinar a segunda fase do exame, buscam carreiras reais, com concorrências menores do que as de treineiros.

3 Por que a Fuvest permite que esses candidatos disputem vagas reais?
O órgão entende que pode haver candidatos que tenham errado o preenchimento da ficha e, na verdade, teriam condições de se matricular. A Fuvest, porém, diz que nunca constatou caso desse tipo.

4 Quais são as implicações?
A concorrência de alguns cursos e as notas de corte ficam infladas, o que pode influenciar a escolha de candidatos no ano seguinte. E a convocação dos "piratas" na lista de aprovados pode fazer com que o candidato real se matricule em outra escola.


Texto Anterior: "Treineiros piratas" inflam disputa em 14 cursos no vestibular da USP
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.