São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

SC recolhe livro com conteúdo erótico de escritor premiado

PABLO SOLANO
DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Educação de Santa Catarina decidiu recolher os exemplares de um livro do premiado escritor Cristóvão Tezza que possui um trecho considerado erótico. "Aventuras Provisórias", publicado pela primeira vez em 1989, foi distribuído para uso em salas do ensino médio da rede estadual.
De acordo com nota oficial da pasta, o recolhimento foi determinado após dois professores lerem o livro antes da utilização em sala e comunicarem aos superiores. Foram recolhidos nas escolas 130 mil exemplares da obra.
O livro já conquistou o Prêmio Petrobras de Literatura (2º lugar na categoria novela). Em 2008, Tezza ganhou com outro livro ("O Filho Eterno") os prêmios Jabuti de melhor romance, Bravo! de melhor obra e Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Um trecho da obra recolhida diz: "A tua grande fraqueza -me disse Mara na cama, a primeira vez, quando eu broxei vergonhosamente mesmo depois de baixar a calcinha dela com os dentes e chupá-la como um pêssego maduro, na boca um gostinho de sal molhado- é que teu orgulho te castra".
De acordo com a secretaria, o livro também possui palavras e expressões como "porra", "me fodendo a troco de bosta" e "caralho".
Catarinense radicado em Curitiba, Tezza diz que o livro não foi escrito para servir como material didático. Para o escritor, textos literários devem ser usados em sala de aula "sem perder de vista a dimensão literária da obra".
"Ele [o estudante] já viu na internet coisas mais cabeludas", disse, sobre o conteúdo.
Em SP, dois livros enviados a crianças foram retirados pelo governo estadual do programa de melhoria da alfabetização. Um tinha palavrões e expressões de conotação sexual, e o outro, poesias com frases como "nunca ame ninguém. Estupre".


Texto Anterior: A greve e os museus
Próximo Texto: Evento reúne líderes sociais brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.