São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ausência de garagens facilita ação dos ladrões

Concentração de bares também explica roubo

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A alta concentração de bares, restaurantes e faculdades, aliada à falta de vagas de estacionamento, é apontada como uma das razões para que Lapa, Perdizes e Pinheiros respondam por 10% dos furtos de veículos da cidade.
"Aqui tem tanto carro na rua por causa dos bares e das faculdades que o ladrão se sente à vontade para escolher", afirma Aristides Medeiros, do Conseg (conselho de segurança) de Pinheiros.
A topografia também é outro fator que favorece os furtos, diz Anna Cláudia Salles, do Conseg Perdizes e Pacaembu. "Temos muitas ladeiras que dificultam a visibilidade das ruas."
Na Lapa e em Pinheiros, os principais alvos são os carros. O veterinário Daniel Lima, 32, já teve seu Celta levado na região. "Deixei meu carro no fim da tarde próximo ao consultório onde trabalhava, quando voltei, à noite, ele não estava lá."
Já em Perdizes, as motos são as mais visadas.
Embora os três bairros sejam os campeões em furto de veículos na capital, não necessariamente os moradores da Lapa, Pinheiros ou Perdizes pagam mais pelo seguro.
"Para definir o valor não nos baseamos só nos dados da Secretaria da Segurança. Se a pessoa mora ou trabalha nesses bairros, mas só estaciona o carro na garagem, o cálculo é diferente", diz o presidente da comissão de automóveis da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais), Maurício Galian.
Atualmente, as empresas do setor usam bancos de dados próprios, com mais detalhes. O sistema tem informações se e como o veículo foi recuperado. Já no do governo consta só o furto.
No banco de dados da Mapfre, onde Galian trabalha, o Tatuapé preocupa. Já no da Secretaria da Segurança, o bairro é o 13º no ranking de 93 distritos. (AB E AT)


Texto Anterior: Análise: Morador faz segurança de espaço público para proteger bem privado
Próximo Texto: Foco: Ressaca provoca ondas com até 4,5 metros na orla carioca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.