São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Criminosos furtam 180 armas de fórum

Encapuzados, ladrões usaram cópia de chave para invadir o local, em Mogi das Cruzes, ontem de madrugada

Armas eram provas de processos em trâmite por diversos tipos de crimes; elas estavam guardadas em caixas

ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

Munidos com a cópia da chave da porta do fórum de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, dois ladrões invadiram o lugar às 2h de ontem e furtaram 180 armas armazenadas em dez caixas.
Na hora da invasão, apenas um vigilante fazia a segurança do fórum. Os criminosos usavam capuz e fugiram antes da chegada da Polícia Militar, chamada pelo vigia.
As armas são relacionadas a processos em andamento. O Tribunal de Justiça de SP entregará hoje à Polícia Civil a relação de cada arma furtada e o processo ao qual ela estava relacionada.
Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os fóruns brasileiros armazenam 755 mil armas atualmente.
Dessas, aproximadamente 250 mil estão nos quase 700 fóruns espalhados pelo Estado de São Paulo, a maior parte deles com só um vigilante.
Nos depósitos de armas dos fóruns ficam desde armas caseiras até armamento de guerra, como fuzis, metralhadoras etc.
De acordo com estudo do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), relator da CPI do Tráfico de Armas, já encerrada, entre 2004 e abril deste ano, 3.259 armas sumiram de depósitos da Justiça, em 74 fóruns espalhados pelo país. Mais de uma por dia.
Registros do Sinarm (Sistema Nacional de Armas) mostram que, até setembro de 2010, havia aproximadamente 16 milhões de armas em circulação no Brasil.
Dessas, 8,4 milhões eram legalizadas (52,4%) e 7,6 milhões ilegais (47,6%).

RETORNO AO CRIME
Em abril de 2005, 50 armas foram furtadas do fórum de Mauá (ABC). Uma delas foi localizada, mais tarde, na penitenciária de Araraquara (273 km de SP), onde à época estava Marco Herbas Camacho, o Marcola, considerado pela Promotoria chefe da facção criminosa PCC. A arma, segundo a polícia, seria usada numa fuga de Marcola.
Atualmente, a polícia investiga criminosos que alugam fuzis para outros bandidos em todo o Estado. No arsenal do crime, eles têm cerca de 130 fuzis, de uso restrito às forças de segurança.


Texto Anterior: Há 90 anos
Próximo Texto: Traficante mistura gasolina e até vermífugo à cocaína e ao crack
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.