São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SAÚDE

Febre maculosa é a causa da morte de três pessoas da mesma família em Mauá
O Instituto Adolfo Lutz confirmou que as mortes ocorridas entre os dias 17 e 19 deste mês, de três pessoas da mesma família em Mauá (Grande SP), foram decorrentes de febre maculosa. Um exame feito a partir do tecido de uma das vítimas apontou a presença da bactéria que causa a doença, transmitida por carrapatos infectados.
Fábio Júnior da Silva, 23, sua mulher, Raquel de Oliveira, 25, e a cunhada Jaqueline de Oliveira, 16, morreram há duas semanas, apresentando sintomas como diarréia, dores no corpo, hemorragia e convulsão. A família morava no Jardim Primavera, área de manancial, com problemas relativos à falta de saneamento básico.
Chegou-se a suspeitar de hantavirose e leptospirose (transmitidas por urina de rato). A prefeitura enviou agentes para uma desratização na região, mas as doenças foram descartadas como causas das mortes.
No município, 21 pessoas foram internadas com sintomas semelhantes aos das vítimas, mas todas elas já receberam alta.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os casos registrados são isolados e não há risco de que haja uma epidemia. Neste ano, apenas mais um caso da febre maculosa, em Piracicaba, foi registrado no Estado -não houve a morte. Em 2003, foram sete mortes no Estado.
A Secretaria de Saúde de Mauá informou que irá tratar os casos suspeitos com antibióticos e que equipes médicas irão informar a população sobre as formas de prevenção da doença. Técnicos de controle de zoonoses de Mauá e da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo irão até a casa das vítimas à procura de carrapatos. (DA REPORTAGEM LOCAL E DO "AGORA")

Texto Anterior: Estradas: Pedágio sobe 7% amanhã em rodovias de SP
Próximo Texto: Ribeirão Preto: Juiz ordena que 38 internos presos após motins seguidos voltem para a Febem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.