São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluno fica sem ônibus, bandejão e creche

Claudemir, 27, estudante de física, perderá provas para ficar com filha

Morador do conjunto residencial da USP relata ainda problemas estruturais, como internet inacessível

DE SÃO PAULO

A greve de funcionários da USP, iniciada em 5 de maio, deixou o estudante Claudemir de Andrade, 27, sem bandejão, sem creche para a filha, sem ônibus circular, sem gás e com a rede de esgoto do apartamento entupida.
Claudemir vive com a mulher e a filha de dois anos num apartamento do Crusp (conjunto de residências estudantis da USP), localizado na Cidade Universitária.
Com uma renda familiar de R$ 800, que recebe em um estágio no Museu da Ciência, o aluno de física depende do bandejão da universidade.
Lá, uma refeição completa (com suco e fruta de sobremesa), sai de graça para moradores do Crusp. Mas o lugar foi fechado pela greve.
"Gastamos agora R$ 150 por semana com comida." A ida ao supermercado, porém, também é prejudicada pela falta de ônibus circular.
Até o início deste mês, ele recebia alimentos da USP -por causa de um acordo, alimentos do bandejão, comprados antes da greve, eram distribuídos para os moradores das residências.
Contudo, em 11 de junho, alguns moradores do Crusp invadiram o local onde os alimentos eram guardados e os saquearam. Eles dizem que a USP atrasou a distribuição; a universidade nega.
Desde então, a USP não fez mais distribuições. "Só deram uma cesta básica que tinha 12 itens, entre eles uma lata de sardinha", conta.
A filha, Ana Clara, também deixou de ter as cinco refeições gratuitas a que tinha direito quando a creche central foi fechada por piquetes.
Anteontem, manifestantes proibiram a entrada de funcionários não grevistas e de pais de alunos. O piquete permaneceu ontem.
Andrade e a mulher terão de se revezar para cuidar da filha. O que significa, até, perder aulas e provas.
O estudante conta ainda que os telefones do Crusp também ficaram mudos e a internet está inacessível. Para completar a lista dos problemas, o esgoto do prédio onde mora entupiu. Os funcionários da manutenção estão em greve. (TB)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Folha.com
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.